Territorialidades sônicas e re-significação de espaços do Rio de Janeiro.

Autores

  • Micael Herschmann
  • Cíntia Sanmartin Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2288

Palavras-chave:

Comunicação, Música, Cidade.

Resumo

Avalia-se a relevância das experiências, dos afetos e da arquitetura dos lugares na alteração das territorialidades e do cotidiano urbano: parte-se do pressuposto estes fatores potencializam diversas sociabilidades fundantes de um novo ethos (modos de co-habitar). Analisa-se de forma preliminar o papel de algumas atividades musicais na re-significação dos espaços no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Buscou-se neste artigo descrever analiticamente a dinâmica de quatro grupos musicais - Samba da Ouvidor, a Roda de Choro Antigamente, Nova Lapa Jazz e o Monte Alegre Hot Jazz Band - que se organizam através das redes sociais (e promovem dinâmicas colaborativas) e são capazes de mobilizar segmento expressivo da população da cidade (incentivando a “ocupação da cidade”, mesmo de áreas degradadas e consideradas de “risco”), alavancando no seu entorno um conjunto de atividades e iniciativas econômicas, sociais e culturais, antes praticamente inexistentes. 

Biografia do Autor

Micael Herschmann

Doutor em Comunicação pela UFRJ, pesquisador do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, onde também dirige o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação. Autor dos seguintes livros individuais: Indústria da música em transição (Ed. Estação das Letras e das Cores, 2010); Lapa, cidade da música (Ed. Mauad X, 2007); O funk e o hip-hop invadem a cena (Ed. UFRJ, 2000).

Cíntia Sanmartin Fernandes

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com Doutorado Sanduíche junto a Université René Descartes-ParisV/Sorbonne. Pós-doutora em Comunicação pela UFRJ e em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professora Visitante da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ. Autora do livro individual: Sociabilidade, Comunicação e Política: a experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador (Ed. E-papers, 2009).

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

Herschmann, M., & Fernandes, C. S. (2012). Territorialidades sônicas e re-significação de espaços do Rio de Janeiro. Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2288