Significâncias conceituais, procedimentais e atitudinais advindas de vivências extensionistas experimentadas por graduandos de Odontologia: um relato de experiência

Luiz Eduardo de Almeida, Laísa Araújo Cortines Laxe, Marília Nalon Pereira ("in memorian"), Fernanda Bello Kneitz, Rana Alice da Cruz Pessoa

Resumo


O presente estudo traz uma análise, transversalmente qualitativa, das aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais advindas de experimentações extensionistas. Das duas primeiras inspeções, além de experienciarem os comuns entraves advindos do confronto entre teoria e prática, os discentes se viram como agentes ativos na devolução dos conhecimentos científicos por eles aprendidos, apreendidos e agora carreados. Na análise atitudinal, desprendeu-se, a conscientização do futuro profissional de saúde frente a seu papel social, o de transformar duras realidades. De tudo, pode-se afirmar que extensão universitária extrapola qualquer grau de importância, na verdade, vivenciá-la é fundamental para se prover uma formação acadêmica contextualizada aos problemas de saúde que assolam a população brasileira.


Palavras-chave


Educação em Odontologia. Relações Comunidade-Instituição. Práticas interdisciplinares. Aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2020.56602

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ