Ações integradas no gerenciamento de resíduos e recuperação ambiental na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, São Gonçalo, RJ

Marcelo Guerra Santos, Gabriela Rodrigues da Silva, Maria Luiza Costa Azevedo, Mariana Macêdo Barcellos, Mariana Manhã Sérgio, Renan de França Souza, Ana Angélica Monteiro de Barros, Douglas de Souza Pimentel, Luiz José Soares Pinto, Maria Cristina Ferreira dos Santos, Regina Rodrigues Lisbôa Mendes, Ricardo Tadeu Santori

Resumo


http://dx.doi.org/10.12957/interag.2011.5330

O presente trabalho teve como objetivos apresentar uma análise qualitativa e quantitativa dos resíduos produzidos na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fazer o diagnóstico do gerenciamento destes resíduos; proposição de medidas mitigadoras e realização de atividades extensionistas de Educação Ambiental em escolas de São Gonçalo. O diagnóstico do gerenciamento dos resíduos na FFP foi feito através de entrevistas estruturadas e a análise qualitativa e quantitativa por meio da pesagem e identificação visual durante cinco semanas. Atividades de observação de aves para sensibilização ambiental foram realizadas na área de reflorestamento da FFP. A análise quantitativa mostrou uma produção per capita de resíduos sólidos de 26,46g/usuário por dia. Os resultados indicam a necessidade de uma política mais integrada de gerenciamento de resíduos que não se resuma somente à limpeza das dependências da Unidade. As ações mitigadoras no presente são: a reutilização do papel na produção de blocos de anotações, compostagem dos resíduos vegetais e reciclagem do óleo de cozinha usado na cantina para fabricação de sabão. Na área de reflorestamento da FFP já foram observadas 41 espécies de aves. As ações futuras incluem a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos químicos, redução dos recicláveis, reflorestamento de parte da área e produção de um vídeo temático.


Palavras-chave


Ações Educativas; Gerenciamento de Resíduos; Reflorestamento; Observação de aves

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2011.5330

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ