A Importância do Programa de Residência Docente e da Extensão da PROPGPEC do Colégio Pedro II na aplicação e desenvolvimento da nova tecnologia educacional Meditação Laica Educacional® como estratégia didático-pedagógica para uma educação emocional.

Autores

  • Claudia Maria de Luca Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.25371

Palavras-chave:

meditação, educação emocional, extensão, pesquisa-ação, meditação laica,

Resumo

Este artigo trata do caminho traçado no desenvolvimento da pesquisa em Meditação Laica Educacional® do Colégio Pedro II, como uma inovação na Educação Básica. Apresenta como as transformações políticas ao longo de três décadas influenciaram na pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma nova estratégia pedagógica dirigida à uma educação emocional. Descreve a metodologia utilizada para o desenvolvimento, aplicação e expansão da pesquisa. Destaca a importância de Programas como o da Residência Docente e da Extensão para o desenvolvimento das pesquisas em Meditação Laica Educacional® como estratégia pedagógica transdisciplinar dirigida à uma educação emocional possibilitando um levantamento longitudinal dos dados obtidos.

Biografia do Autor

Claudia Maria de Luca, Colégio Pedro II

CPII

Departamento de Educação Física

Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-graduação, Extensão e cultura (PROPGPEC)

Supervisora do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II

Criadora da técnologia educacional Meditação Laica Educacional®

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Meditação Laica Educacional Aplicada da PROPGPEC - CPII.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

de Luca, C. M. (2017). A Importância do Programa de Residência Docente e da Extensão da PROPGPEC do Colégio Pedro II na aplicação e desenvolvimento da nova tecnologia educacional Meditação Laica Educacional® como estratégia didático-pedagógica para uma educação emocional. Interagir: Pensando a extensão, (23), 36–57. https://doi.org/10.12957/interag.2017.25371

Edição

Seção

ARTIGOS