A Importância do Programa de Residência Docente e da Extensão da PROPGPEC do Colégio Pedro II na aplicação e desenvolvimento da nova tecnologia educacional Meditação Laica Educacional® como estratégia didático-pedagógica para uma educação emocional.

Claudia Maria de Luca

Resumo


Este artigo trata do caminho traçado no desenvolvimento da pesquisa em Meditação Laica Educacional® do Colégio Pedro II, como uma inovação na Educação Básica. Apresenta como as transformações políticas ao longo de três décadas influenciaram na pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma nova estratégia pedagógica dirigida à uma educação emocional. Descreve a metodologia utilizada para o desenvolvimento, aplicação e expansão da pesquisa. Destaca a importância de Programas como o da Residência Docente e da Extensão para o desenvolvimento das pesquisas em Meditação Laica Educacional® como estratégia pedagógica transdisciplinar dirigida à uma educação emocional possibilitando um levantamento longitudinal dos dados obtidos.


Palavras-chave


meditação; educação emocional; extensão; pesquisa-ação; meditação laica;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2017.25371

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ