Organização Interativa de Coleções Didáticas em Biologia

Autores

  • Cibele Schwanke
  • Luís Fernando Marques Dorvillé
  • Marcelo Rodrigues Gamon
  • Maria Cristina Ferreira dos Santos
  • João Henrique Gomes Pichin

Palavras-chave:

Coleções Biológicas, Coleções Didáticas, Ensino-Aprendizagem

Resumo

É consenso entre os profissionais de educaçãoem Ciências e Biologia que atividadesenvolvendo a manipulação de peças biológicas,além de estimular o interesse do aluno,permitem uma assimilação mais consistentedo tema abordado. Assim, coleçõesbiológicas transformam-se em importantesrecursos didáticos no ensino de Ciências/Biologia. Considerando-se que a organizaçãode uma coleção requer a utilização detécnicas que, isoladas, não asseguram aoprofissional um domínio científico da mesma,a equipe de Biologia do CAp/UERJ temorganizado cursos de treinamento ecapacitação para a montagem, organizaçãoe confecção de coleções didáticas contendomateriais zoológicos, botânicos,paleontológicos e microbio-lógicos. Sua propostabásica é fornecer ao docente de Ciências/Biologia os procedimentos necessáriospara que ele esteja capacitado a organizarsua coleção didática, utilizando técnicas simplese de baixo custo. Tal metodologia possibilitaao aluno inserir-se ativamente noprocesso ensino-aprendizagem, através do"fazer ciência", por meio do repasse aosmesmos das técnicas apreendidas pelos professoresdurante os cursos. Neste artigo, discute-se a validade desta proposta e seu impactosobre a execução de atividades práticasno Ensino de Biologia e nas discussõesde importantes temas biológicos

Downloads

Como Citar

SCHWANKE, Cibele; DORVILLÉ, Luís Fernando Marques; GAMON, Marcelo Rodrigues; SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos; PICHIN, João Henrique Gomes. Organização Interativa de Coleções Didáticas em Biologia. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 1, p. 49, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18585. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)