Organização Interativa de Coleções Didáticas em Biologia

Cibele Schwanke, Luís Fernando Marques Dorvillé, Marcelo Rodrigues Gamon, Maria Cristina Ferreira dos Santos, João Henrique Gomes Pichin

Resumo


É consenso entre os profissionais de educaçãoem Ciências e Biologia que atividadesenvolvendo a manipulação de peças biológicas,além de estimular o interesse do aluno,permitem uma assimilação mais consistentedo tema abordado. Assim, coleçõesbiológicas transformam-se em importantesrecursos didáticos no ensino de Ciências/Biologia. Considerando-se que a organizaçãode uma coleção requer a utilização detécnicas que, isoladas, não asseguram aoprofissional um domínio científico da mesma,a equipe de Biologia do CAp/UERJ temorganizado cursos de treinamento ecapacitação para a montagem, organizaçãoe confecção de coleções didáticas contendomateriais zoológicos, botânicos,paleontológicos e microbio-lógicos. Sua propostabásica é fornecer ao docente de Ciências/Biologia os procedimentos necessáriospara que ele esteja capacitado a organizarsua coleção didática, utilizando técnicas simplese de baixo custo. Tal metodologia possibilitaao aluno inserir-se ativamente noprocesso ensino-aprendizagem, através do"fazer ciência", por meio do repasse aosmesmos das técnicas apreendidas pelos professoresdurante os cursos. Neste artigo, discute-se a validade desta proposta e seu impactosobre a execução de atividades práticasno Ensino de Biologia e nas discussõesde importantes temas biológicos

Palavras-chave


Coleções Biológicas; Coleções Didáticas; Ensino-Aprendizagem

Texto completo:

PDF


ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ