Ações de extensão para promoção da saúde em creche no município de Belo Horizonte, MG

Autores

  • Janice Henriques Silva Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amália Verônica Mendes da Silva
  • Bruna da Silva Corrêa
  • Izabella Moreira Carneiro
  • Patrícia Rodrigues Pinto
  • Ana Amélia Paolluci Almeida

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.17548

Palavras-chave:

Parasitismo, Educação, Promoção da saúde

Resumo

O artigo apresenta as ações extensionistas de promoção da saúde para crianças e funcionários de uma creche no município de Belo Horizonte, MG, proporcionando a interação entre acadêmicos e a comunidade. Foram realizadas sete intervenções de forma lúdica com os temas: higiene bucal e corporal, parasitoses e alimentação saudável. Os manipuladores de alimentos foram capacitados sobre cuidados com o preparo e armazenamento das refeições. Para a realização dos exames coproparasitologicos foram entregues 65 coletores, dos quais 26 (40%) retornaram para análise. Foram diagnosticados cistos de Blastocystis hominis (20%) e Entamoeba coli (80%). As ações foram avaliadas do ponto de vista qualitativo, verificando-se que em todas as intervenções houveram participação e respostas positivas por parte das crianças e funcionários. Sem dúvida, as ações desenvolvidas pelo GEMTI (Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias) alcançaram os objetivos, estimulando a busca de conhecimento mútuo e promovendo a introdução de hábitos saudáveis.

Biografia do Autor

Janice Henriques Silva, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Mestrado em Biologia Celular (2004) e Doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora Adjunta nível III do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia Aplicada a Uroginecologia e Obstetrícia, Anatomia Humana e Educação em Saúde. Atualmente é docente de Anatomia Humana nos cursos de graduação da área da saúde do ICB/UFMG. Atua em projeto de ensino de Anatomia Humana com metodologias de Aprendizagem Significativa. Coordena projetos de pesquisa e extensão em Educação em Saúde para a educação básica e em Segurança alimentar com ênfase em Bancos de Alimentos.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Silva, J. H., da Silva, A. V. M., Corrêa, B. da S., Carneiro, I. M., Pinto, P. R., & Almeida, A. A. P. (2017). Ações de extensão para promoção da saúde em creche no município de Belo Horizonte, MG. Interagir: Pensando a extensão, (22), 32–45. https://doi.org/10.12957/interag.2016.17548

Edição

Seção

ARTIGOS