O Grupo de Educação Matemática da UERJ e algumas de suas contribuições para a extensão
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.15925Palavras-chave:
Comunidade colaborativa. Jogos. Formação de professores. CAp-UERJ.Resumo
DOI: 10.12957/interag.2016.15925
Este relato de experiência tem por objetivo divulgar as frentes de trabalho do Grupo de Educação Matemática da UERJ (GEMat-UERJ), fundado e cadastrado no CNPq em 2013. Este grupo de professores da UERJ e estudantes de licenciatura em Matemática se uniu diante da necessidade de estreitar laços entre a pesquisa acadêmica e a educação básica de maneira dialógica através de um canal que ligasse os licenciandos da universidade ao Instituto de Aplicação CAp-UERJ. Desta forma, foram desenvolvidas várias ações, sendo que algumas delas de cunho extensionista, das quais, particularmente as da linha de pesquisa de Matemática Lúdica do GEMat-UERJ, são apresentadas em mais pormenores neste texto. Sobre esse caráter de extensão, esta comunidade colaborativa oferece Seminários semanais de divulgação de Educação Matemática, abertos e gratuitos ao público, possui projeto de extensão cadastrado no DEPEXT (Departamento de extensão da UERJ), além de possuir um projeto de laboratório de ensino de matemática que tem como foco a formação do professor que ensina matemática, seja esta inicial ou continuada. Existe, por parte do grupo, um forte compromisso com a implementação de ideias que tragam uma aprendizagem mais significativa e crítica da matemática ao estudante e, para isso, trabalha-se com todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: o professor, o aluno e o conteúdo a ser explorado. O GEMat prioriza a pesquisa-ação, valorizando o professor-pesquisador que pesquisa a matemática viável de seu aluno – aquela que ele consegue produzir no momento –, assim como pesquisa e reflete sobre a sua própria prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.