A extensão universitária na perspectiva de estudantes de cursos de graduação da área da saúde

Autores

  • Marcos Aguiar Ribeiro Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.15897

Palavras-chave:

Universidades, Relações Comunidade-Instituição, Extensão.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2016.15897

As universidades, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, têm a incumbência de produzir conhecimento e assim formar cidadãos e profissionais comprometidos socialmente. Nessa perspectiva, enfatiza-se a relação transformadora entre Universidade e Sociedade, por meio da extensão. A partir do exposto, o objetivo deste estudo exploratório-descritivo foi conhecer as percepções de estudantes sobre a extensão universitária e sua atuação social, participantes de projetos de extensão dos Cursos de Enfermagem e Educação Física de uma Universidade Pública do Interior do Ceará. Utilizou-se o Grupo Focal como método de coleta de informações, que foram posteriormente categorizadas. Assim, identificou-se que a referência que os estudantes possuíam da Extensão estava ligada a democratização do conhecimento, por meio da troca de saberes e do retorno social. Além disso, verificou-se o reconhecimento da extensão como espaço de solidariedade, onde se pode aliar a teoria à prática e se inserir no campo profissional. Entretanto, identificou-se pontos negativos, como pontualidade das ações desenvolvidas, forte vertente assistencialista e falta de recursos financeiros. Nesse sentido, reafirma-se a necessidade da valorização da extensão e de sua indissociabilidade ao ensino e a pesquisa, como forma de garantir uma formação integral que contemplem os três componentes do tripé que sustentam a Universidade.

Biografia do Autor

Marcos Aguiar Ribeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Monitor de Extensão do Programa de Bolsas da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Sobral, CE, Brasil

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Monitora de Extensão do Programa de Bolsas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, CE.

Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA). Docente do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará. Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF/UVA). Sobral, Ceará.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF/UVA). Sobral- CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Ribeiro, M. A., Cavalcante, A. S. P., Albuquerque, I. M. N., & Osawa Vasconcelos, M. I. (2016). A extensão universitária na perspectiva de estudantes de cursos de graduação da área da saúde. Interagir: Pensando a extensão, (21), 55–69. https://doi.org/10.12957/interag.2016.15897

Edição

Seção

ARTIGOS