A extensão universitária na perspectiva de estudantes de cursos de graduação da área da saúde

Marcos Aguiar Ribeiro, Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Maristela Inês Osawa Vasconcelos

Resumo


DOI: 10.12957/interag.2016.15897

As universidades, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, têm a incumbência de produzir conhecimento e assim formar cidadãos e profissionais comprometidos socialmente. Nessa perspectiva, enfatiza-se a relação transformadora entre Universidade e Sociedade, por meio da extensão. A partir do exposto, o objetivo deste estudo exploratório-descritivo foi conhecer as percepções de estudantes sobre a extensão universitária e sua atuação social, participantes de projetos de extensão dos Cursos de Enfermagem e Educação Física de uma Universidade Pública do Interior do Ceará. Utilizou-se o Grupo Focal como método de coleta de informações, que foram posteriormente categorizadas. Assim, identificou-se que a referência que os estudantes possuíam da Extensão estava ligada a democratização do conhecimento, por meio da troca de saberes e do retorno social. Além disso, verificou-se o reconhecimento da extensão como espaço de solidariedade, onde se pode aliar a teoria à prática e se inserir no campo profissional. Entretanto, identificou-se pontos negativos, como pontualidade das ações desenvolvidas, forte vertente assistencialista e falta de recursos financeiros. Nesse sentido, reafirma-se a necessidade da valorização da extensão e de sua indissociabilidade ao ensino e a pesquisa, como forma de garantir uma formação integral que contemplem os três componentes do tripé que sustentam a Universidade.


Palavras-chave


Universidades; Relações Comunidade-Instituição; Extensão.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2016.15897

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ