Atividades de extensão no IFRJ – Campus Duque de Caxias: a música em pauta
Resumo
DOI: 10.12957/interag.2016.15575
O trabalho visa descrever algumas atividades de extensão relacionadas à música que são desenvolvidas no IFRJ – Campus Duque de Caxias. As atividades musicais inseridas nessa proposta têm como base a Lei nº 11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Música na educação básica, os referenciais de Kater, Sobreira, além de Penna, Barros e Mello. Os procedimentos metodológicos consistem na realização de oficinas de Teoria e Percepção Musical, Prática de Conjunto, Sonorização Básica e Editoração de Partituras. Essas atividades de extensão são realizadas no campus, com a participação de alunos, ex-alunos, servidores e comunidade externa, e têm a finalidade de qualificar os participantes a estruturar todas as etapas inerentes à realização do projeto de extensão, desde a parte de preparação dos equipamentos de áudio até o produto final, que são as apresentações musicais. As principais contribuições consistem na interação entre os participantes do projeto, além de constituir o cerne formador de um grupo musical oficial do IFRJ, o qual pode se tornar uma importante ferramenta de divulgação da instituição no município de Duque de Caxias. Como consequência desse trabalho, pretende-se estruturar um núcleo de cultura no campus, realizando de maneira concreta uma proposta de política cultural no IFRJ.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/interag.2016.15575
ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ
Comentários sobre o artigo
por Ziraldo Delgado (2017-12-09)
por Ziraldo Delgado (2017-12-09)
por Bryan Vasey (2020-09-14)
por Robert Searcy (2020-10-01)
por Leonor Hurley (2020-11-10)
por Otto Lockyer (2020-11-20)
por Jaime Hann (2020-12-09)
por Delilah Blohm (2020-12-13)
por Halley Reinke (2020-12-15)
por Trudy Springfield (2020-12-23)
por Dante Rubino (2021-01-14)
por Latoya Burnett (2021-02-13)
por Blanche Streetman (2021-02-13)
por Mikel Prinsep (2021-02-20)