O papel do blog nas atividades de extensão universitária realizadas em um polo de Educação a Distância

Sergio Roberto Pinho Júnior, Patricia Seefelder de Assis, Antonio Nunes de Oliveira, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda

Resumo


DOI: 10.12957/interag.2014.13567

A Interação é especialmente importante na modalidadeEAD para ultrapassar as barreiras decorrentesda distância física. Entretanto, quandose fala em extensão nessa modalidade, o focoé, em geral, em cursos de extensão e privilegiaa relação aluno-professor (tutor). A relação instituição-aluno, porém, é também muito importante.As interações entre alunos, universidade ecomunidade precisam existir para que a extensãocumpra sua função de interlocução – e consequenteintercâmbio de conhecimento – entreacademia e sociedade. Este artigo demonstraque os Polos de EAD podem (e devem) interagircom seus alunos e também com a comunidadeexterna, através de práticas de extensão queaumentem a visibilidade da instituição, assimcomo sua relevância, contribuindo para umaEAD de alta qualidade e eficiente na formaçãodo cidadão. Para tal, foi implementado um blogque, ao longo de seus quase três anos de existência,não só vem divulgando para os estudantese para a comunidade em geral as atividadesacadêmicas e culturais realizadas no Polo EADde Friburgo, como também vem servindo comomeio de produção e difusão de conhecimento.Assim, o blog contribui para que o Polo de Friburgouniversalize as oportunidades de acessoao conhecimento, contemplando a integraçãoentre pesquisa, ensino e extensão.


Palavras-chave


Extensão Universitária; Educação a Distância; Blog.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2014.13567

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ