Estresse em graduando de enfermagem: técnicas de relaxamento para lidar com fatores estressores

Autores

  • Celia Caldeira Fonseca Kestenberg Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alexandre Vicente da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Janaina Mengal Gomes Fabri Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Natalia André Barbosa Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Barbara Marins Santos Rosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leonardo Mengue Branco Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2014.13565

Palavras-chave:

Estresse, Relaxamento, Enfermagems

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2014.13565

Este estudo (descritivo e quantitativo) objetiva identificar o grau de estresse dos estudantes de enfermagem participantes do projeto de extensão “Vivendo Vivências” e compreender se as técnicas de relaxamento empregadas foram consideradas significativas na avaliação dos estudantes. Foram analisados 213 Inventários de Sintomas de Stress de Lipp e 142 questionários de avaliação do projeto, respondidos por graduandos das turmas de 2009 a 2012. Resultados mostram que 68,5% dos estudantes apresentam estresse. Destes, 54% estão na fase II (resistência) e 14% na fase III (exaustão). Os sintomas físicos mais evidentes foram: cansaço constante 78,8% e problemas com a memória 91,8%. Os sintomas psicológicos foram: irritabilidade excessiva 63%; vontade de fugir de tudo 63,4%. Presença de vulnerabilidade mista. Os resultados evidenciam que 60,57% referem o relaxamento (respiração, imagens mentais, relaxamento de Jacobson e Schultz) como atividade muito importante. Concluímos que os objetivos do estudo foram alcançados; o estresse identificado na vida dos estudantes pode ser gerenciado a partir da aprendizagem de técnicas de relaxamento, que são ferramentas simples e podem ser acessadas em qualquer tempo e lugar. O projeto agrega valor à formação dos estudantes, porque favorece a aprendizagem de conhecimentos para além do previsto no currículo de graduação.

Biografia do Autor

Celia Caldeira Fonseca Kestenberg, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta

Alexandre Vicente da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Assistente

Janaina Mengal Gomes Fabri, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Substituta

Natalia André Barbosa Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista de Iniciação Científica

Barbara Marins Santos Rosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Voluntário do Projeto de Extensão

Leonardo Mengue Branco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Voluntário do Projeto de Extensão Saúde

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

Kestenberg, C. C. F., Silva, A. V. da, Fabri, J. M. G., Silva, N. A. B., Rosa, B. M. S., & Branco, L. M. (2014). Estresse em graduando de enfermagem: técnicas de relaxamento para lidar com fatores estressores. Interagir: Pensando a extensão, (17-19), 37. https://doi.org/10.12957/interag.2014.13565

Edição

Seção

ARTIGOS