Estresse em graduando de enfermagem: técnicas de relaxamento para lidar com fatores estressores
Resumo
DOI: 10.12957/interag.2014.13565
Este estudo (descritivo e quantitativo) objetiva identificar o grau de estresse dos estudantes de enfermagem participantes do projeto de extensão “Vivendo Vivências” e compreender se as técnicas de relaxamento empregadas foram consideradas significativas na avaliação dos estudantes. Foram analisados 213 Inventários de Sintomas de Stress de Lipp e 142 questionários de avaliação do projeto, respondidos por graduandos das turmas de 2009 a 2012. Resultados mostram que 68,5% dos estudantes apresentam estresse. Destes, 54% estão na fase II (resistência) e 14% na fase III (exaustão). Os sintomas físicos mais evidentes foram: cansaço constante 78,8% e problemas com a memória 91,8%. Os sintomas psicológicos foram: irritabilidade excessiva 63%; vontade de fugir de tudo 63,4%. Presença de vulnerabilidade mista. Os resultados evidenciam que 60,57% referem o relaxamento (respiração, imagens mentais, relaxamento de Jacobson e Schultz) como atividade muito importante. Concluímos que os objetivos do estudo foram alcançados; o estresse identificado na vida dos estudantes pode ser gerenciado a partir da aprendizagem de técnicas de relaxamento, que são ferramentas simples e podem ser acessadas em qualquer tempo e lugar. O projeto agrega valor à formação dos estudantes, porque favorece a aprendizagem de conhecimentos para além do previsto no currículo de graduação.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/interag.2014.13565
ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ