Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Interagir: pensando a extensão?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Interagir: pensando a extensão (ISSN – 1519-8847 / e-ISSN 2236-4447) foi lançada em 2001 com a finalidade de disseminar os saberes da extensão universitária e ampliar o debate de questões inseridas nas áreas temáticas definidas no Plano Nacional de Extensão. Atualmente, a publicação da revista, com periodicidade anual, é feita pelo Departamento de Extensão/Sub-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu público-alvo inclui profissionais, pesquisadores, professores e alunos de instituições de ensino superior, órgãos públicos e organizações governamentais e não governamentais.

Seções

  • Editorial: Texto produzido pela direção da revista ou por um convidado pela direção da revista, de caráter opinativo ou informativo.
  • Artigos: Textos inéditos apresentando resultados descritivos ou analíticos de pesquisas relacionadas à extensão universitária. Devem apresentar contribuição nova ao conhecimento e estar necessariamente vinculados a atividades realizadas em projetos ou programas de extensão. Mínimo de quinze (15) e máximo de vinte (20) páginas, incluindo os anexos. Devem conter: Título (em português e inglês), Área temática da extensão, Linha da extensão (no mínimo 1 e no máximo 3), Resumo, Palavras-chaves, Abstract, Keywords, e Referências Bibliográficas.
  • Ensaios: Textos inéditos, de caráter opinativo, que desenvolvam de forma discursiva e reflexiva temas conceituais e metodológicos relacionados à extensão universitária. Mínimo dez (10) e máximo de quinze (15) páginas, incluindo os anexos. Os textos devem conter: Título (em português e inglês), Área temática da extensão, Linha da extensão (no mínimo 1 e no máximo 3), Resumo, Palavras-chaves, Abstract, Keywords, Texto e Referências Bibliográficas.
  • Relatos de Experiência: Textos inéditos, descrevendo e discutindo experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. Mínimo de cinco (5) e máximo de dez (10) páginas, incluindo os anexos. Os textos devem conter: Título (em português e inglês), Área temática da extensão, Linha da extensão (no mínimo 1 e no máximo 3), Resumo, Palavras-chaves, Abstract, Keywords e Referências Bibliográficas.
  • Resenhas: Resenhas críticas de livros, dissertações, teses e mídias desenvolvidas na área de extensão, publicados no último ano (no máximo 2 páginas), orientando o leitor sobre as suas características e os seus usos potenciais.
  • Entrevistas: Entrevistas com usuários de projetos/programas de extensão, com profissionais que atuam na área de extensão ou indivíduos envolvidos com a formulação de políticas públicas relacionadas à extensão universitária. Esse tipo de texto pode ter de sete (7) a dez (10) páginas e é publicado por convite ou iniciativa dos editores da revista.

 

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Os textos devem ser digitados utilizando-se o Microsoft Word versão 2007, seguindo os parâmetros abaixo:

  • Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5;
  • Tamanho do papel e margens: A4; superior: 3,0cm; inferior: 2,0cm; direita: 3,0cm; esquerda: 2,0cm.
  • Alinhamento: justificado
  • Recuo da primeira linha de parágrafo: 1,5cm
  • Palavras estrangeiras: em itálico
  • Caixa alta: apenas para as siglas (os títulos deverão sempre ser compostos de caixa alta e baixa).
  • Títulos e subtítulos: sem numeração.
  • Tabulação: não utilizar em nenhum ponto do texto.

2. Na primeira página (página de identificação) devem constar: título do trabalho, área e linha da extensão em que o trabalho se enquadra, autor(es), credenciais do(s) autor(es), instituição e setor a que está/estão vinculado(s) e, ainda: e-mail de cada autor e seus telefones de contato (celular e de trabalho). Deve ser indicado também o autor responsável pela correspondência com a revista e com os leitores.

3. Em uma nova página deve ser iniciado o texto propriamente dito, começando-se com: o título do trabalho em inglês e português; o resumo e o abstract (até 250 palavras); as palavras-chaves e keywords (até quatro e que pertençam ao vocabulário específico da área).

4. O resumo deve reproduzir objetivamente, de forma sintética, o conteúdo do trabalho, destacando os elementos de maior importância.

5. Trabalhos que apresentem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos deverão conter uma clara afirmação do cumprimento princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki, e mencionar a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição na qual o trabalho foi realizado.

6. Todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo devem ser devidamente declaradas.

7. Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

8. As ilustrações (mapas, tabelas, gráficos e fotografias) devem obedecer às seguintes normas:

  • Mapas e Fotografias: devem ser escaneados com a extensão bmp, jpg ou tif. Os cartogramas devem ser monocromáticos (tons de cinza) e possuir título bem definido, escala gráfica e legenda indicando com clareza as hachuras, coordenadas gráficas e orientação. O local de inclusão, no texto, tanto de mapas como fotografias, deve ser marcado com referência e este deve seguir em arquivo anexo, mas nunca incluso no texto do artigo. A resolução mínima é de 300 dpi.
  • Tabelas e Gráficos: devem ser elaborados com recursos do Microsoft Word e Excel versão 2007, respectivamente. O local de inclusão de tabelas e gráficos deve ser marcado no texto e estes devem seguir em arquivos anexos.


9. Toda citação direta deverá estar em redondo (sem itálico) e entre aspas duplas. Quando esta exceder três linhas, deverá ser colocada em outro parágrafo, com recuo de 4,0 cm à esquerda, sem aspas, com espaço entre linhas simples, com fonte 9 e justificada.

10. As notas de rodapé não devem ser utilizadas.

11. As citações no texto devem obedecer ao sistema numérico, adotando-se uma numeração única e consecutiva segundo a ordem em que aparecem no texto. Na citação, são utilizados algarismos arábicos, remetendo às referências que recebem o mesmo número indicado e são listadas ao final do texto. A numeração deve figurar sobrescrita, após a pontuação que finaliza uma citação ou logo após o termo a que se refere.

Ex: 1. As aves que migram para o Oceano Pacífico possuem características específicas.1

Ex: 2. Segundo Russo1, as aves que migram para o Oceano Pacífico possuem características específicas.

12. As referências bibliográficas ao fim do trabalho devem seguir a norma da ABNT NBR 6023/2002. Apenas as referências citadas no corpo do trabalho devem ser incluídas na lista de referências bibliográficas.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Artigos em revistas científicas: inclui partes de publicações periódicas (volumes, fascículos, números especiais e suplementos, com título próprio), comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros.

BENETTI, Pablo Cesar; VAINER, Carlos Bernardo. Migrações e metrópole. Travessia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 5-9, set./dez. 1988.

 

  • Capítulos em obras coletivas: inclui capítulo, volume, fragmento o outras partes de uma obra, com autor (es) e/ou título próprios.

FERREIRA, Ignez Costa Barbosa. Ceres e Rio Verde: dois momentos da expansão da fronteira agrícola. In: Aubertin, C. (Org.). Fronteiras. Brasília/Paris: UNB/ ORSTOM, 1988. p. 38-59.

 

  • Livros: inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros).

BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1996. 248 p.

 

  • Artigo e/ou matéria de jornal: inclui comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros.

MODESTO, N. Chuva alaga cidade. O Globo, Rio de Janeiro, p.3,10 mar.2007.


  • Documentos eletrônicos: na internet

ÁCAROS no Estado de São Paulo. In: FUNDAÇÃO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIA “ANDRÉ TOSSELO”. Base de Dados Tropical. 1985. Disponível em: www.bdt.fat.org.br/acaro/sp/. Acesso em: 30 de maio de 2002.


  • Trabalhos apresentados em eventos

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p.16-29.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 8 MB).

  3. Na primeira página (página de identificação) devem constar: título do artigo, área e linha da extensão em que o trabalho se enquadra, autor(es), credenciais do(s) autor(es), instituição e setor a que está/estão vinculado(s)e, aindae-mail de cada autor e seus telefones de contato (celular e de trabalho). Deve ser indicado também o autor responsável pela correspondência com a revista e com os leitores.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  5. Foi informado qualquer conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.
  6. As contribuições individuais de cada autor na elaboração do trabalho encontram-se especificadas ao final do texto, após as conclusões e antes da lista de referências bibliográficas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os endereços e telefones informados pelos autores serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os endereços eletrônicos dos autores de artigos publicados ficarão disponíveis para os leitores.