Em busca de outras coordenadas epistêmicas: breve enunciação entre decolonialidade e a formação universitária de professores indígenas no Amazonas

Autores

  • Luciane Rocha Paes DOUTORANDA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS https://orcid.org/0000-0003-1203-1640
  • Rita floramar fernandes dos Santos Doutoranda do curso de Pós- Graduação em EDUCAÇÃO PPGE -DA UNIVERIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Professora Adjunta na Universidade federal do Amazonas (FACED/UFAM) https://orcid.org/0000-0002-9869-7090
  • Helenice Aparecida Ricardo Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (EHCT) do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora do Curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação (Faced/UFAM). E-mail: hele_ricardo@yahoo.com.br
  • Alva Rosa Lana Vieira Membro do movimento indígena do Amazonas. Doutoranda do curso de Pós- Graduação em EDUCAÇÃO PPGE -DA UNIVERIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E-mail: alvajuly@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5348-1894

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.66097

Palavras-chave:

Pedagogia decolonial, interculturalidade crítica, povos indígenas, Formação e Insurgência Universitária, Universidade.

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar uma interlocução sobre os pressupostos decoloniais e a interculturalidade crítica a partir do contexto do ensino universitário e da formação de professores indígenas, posto que, os povos indígenas, por um contexto de luta e resistência, cada vez mais estão tendo acesso às universidades, porém a linguagem e o discurso nestes espaços ainda são eurocêntricos e assimétricos, em certa medida silenciam a voz da interlocução dos saberes, dos conhecimentos e da ciência ancestral produzida pelos povos indígenas. Com isso, propomos neste escrito enunciados para pensar as pluralidades de conhecimentos e saberes tradicionais que possibilite este caminho como inferência a alteridade, a democracia e a diversidade, prerrogativas a fim de fortalecer e transpor arranjos hegemônicos presentes nas estruturas institucionais.

Biografia do Autor

Luciane Rocha Paes, DOUTORANDA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2010-2013) e mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES pela Universidade Federal do Amazonas (2017-2018). Atualmente cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal do Amazonas. (UFAM)

Rita floramar fernandes dos Santos, Doutoranda do curso de Pós- Graduação em EDUCAÇÃO PPGE -DA UNIVERIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Professora Adjunta na Universidade federal do Amazonas (FACED/UFAM)

Participa da rede de pesquisa sobre pedagogias decoloniais na Amazônia. É integrante do grupo de pesquisas em educação, infância e filosofia.  Doutoranda do curso de  Pós- Graduação em EDUCAÇÃO PPGE -DA UNIVERIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Professora Adjunta na Universidade federal do Amazonas (FACED/UFAM) .E-mail: rifloramar@gmail.com

Helenice Aparecida Ricardo, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (EHCT) do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora do Curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação (Faced/UFAM). E-mail: hele_ricardo@yahoo.com.br

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências  da Terra (EHCT) do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora do Curso Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação (Faced/UFAM). E-mail: hele_ricardo@yahoo.com.br

Alva Rosa Lana Vieira, Membro do movimento indígena do Amazonas. Doutoranda do curso de Pós- Graduação em EDUCAÇÃO PPGE -DA UNIVERIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E-mail: alvajuly@gmail.com

Professora da rede estadual de educação do Amazonas . Coordenadora da rede Foreeia: fórum de educação escolar e saúde indígena no Amazonas. Membro do movimento indígena do Amazonas. Doutoranda do curso de  Pós- Graduação em EDUCAÇÃO PPGE -DA UNIVERIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E-mail: alvajuly@gmail.com

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

Paes, L. R., Santos, R. floramar fernandes dos, Ricardo, H. A., & Vieira, A. R. L. (2022). Em busca de outras coordenadas epistêmicas: breve enunciação entre decolonialidade e a formação universitária de professores indígenas no Amazonas. Intellèctus, 21(1), 104–132. https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.66097