Em busca de outras coordenadas epistêmicas: breve enunciação entre decolonialidade e a formação universitária de professores indígenas no Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.66097Palavras-chave:
Pedagogia decolonial, interculturalidade crítica, povos indígenas, Formação e Insurgência Universitária, Universidade.Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar uma interlocução sobre os pressupostos decoloniais e a interculturalidade crítica a partir do contexto do ensino universitário e da formação de professores indígenas, posto que, os povos indígenas, por um contexto de luta e resistência, cada vez mais estão tendo acesso às universidades, porém a linguagem e o discurso nestes espaços ainda são eurocêntricos e assimétricos, em certa medida silenciam a voz da interlocução dos saberes, dos conhecimentos e da ciência ancestral produzida pelos povos indígenas. Com isso, propomos neste escrito enunciados para pensar as pluralidades de conhecimentos e saberes tradicionais que possibilite este caminho como inferência a alteridade, a democracia e a diversidade, prerrogativas a fim de fortalecer e transpor arranjos hegemônicos presentes nas estruturas institucionais.
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