Do temor da verdade ao medo da liberdade: as possibilidades de educação emancipadora na primeira infância a partir de Theodor Adorno e Paulo Freire

Autores

  • Heloisa Toshie Irie Saito Universidade Estadual de Maringá
  • Priscila Borba da Costa Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.65704

Palavras-chave:

Educação Infantil, Theodor Adorno, Paulo Freire

Resumo

A partir das teorias críticas de Theodor Adorno e de Paulo Freire, versamos sobre os impactos na humanidade da formação ou pseudoformação. Sob os conceitos “o temor da verdade” e o “medo da liberdade”, lançamos olhares sobre os entraves do amadurecimento da educação como projeto emancipatório, ainda revelada repressora que estanca a produção de pensamento crítico. O texto se alicerça nos autores supracitados acerca das características estruturantes para que a liberdade ocorra através da autoformação e autorreflexão e a importância do envolvimento do professor em uma educação como prática da liberdade contra a dominação.  Com análises ensaísticas, pretendemos ressaltar uma demanda problemática de superação de uma perspectiva tradicional, burocrática e bancária do ensino de crianças para uma perspectiva integral dos sujeitos envolvidos na educação infantil, sujeitos estes, co-construtores do conhecimento.

Biografia do Autor

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e pós doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (2019). Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI/CNPQ/UEM). Representante e membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB. Tutora do Programa de Educação tutorial da Pedagogia UEM. Coordenadora adjunta do Programa de pós-graduação em educação (PPE) da UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem, prática pedagógica.


Priscila Borba da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente dedica-se à pesquisa na área da educação, com enfoque em primeiríssima infância e educação infantil. Possui MBA em Gestão Escolar pela USP/Esalq (2020). Mestre em História Política e Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Graduou-se em Licenciatura - História pela mesma Universidade (2011). Foi visiting scholar pela Brown University no projeto "Opening the Archives" (2013), desenvolvido pelo Professor James N. Green (Brown University - Rhode Island - EUA) e Sidnei Munhoz (UEM - Maringá, PR).

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max (1985). Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar.

COSTA, Priscila (2020). Desafios da educação na Primeiríssima Infância: relato de experiência de coordenação pedagógica em uma escola particular de São Paulo. Trabalho apresentado para conclusão do curso de MBA em Gestão Escolar, USP/Esaalq.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan (2019). Qualidade da educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Trad. Magna França Lopes. Porto Alegre: Penso.

FREIRE, Paulo (2011). Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz & Terra.

FREIRE, Paulo (2019). Pedagogia do Oprimido. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra.

JESSOP, Sharon (2017). Adorno: cultural education and resistance, Studies in Philosophy and Education, v. 36, pp. 409–423. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11217-016-9531-6. Acesso em 01 mar. 2022.

MACDONALD, Ian (2011). Cold, Cold, Warm: Autonomy, Intimacy, and Maturity in Adorno, Philosophy & Social Criticism, v. 37(6), pp. 669–689. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0191453711402940>. Acesso em: 01 mar. 2022.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia et al (2007). Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed Editora.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia.; PASCAL, Christine (2019). Documentação pedagógica e avaliação na Educação Infantil: um caminho para a transformação. Penso Editora.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Toshie Irie Saito, H., & Borba da Costa, P. (2022). Do temor da verdade ao medo da liberdade: as possibilidades de educação emancipadora na primeira infância a partir de Theodor Adorno e Paulo Freire. Intellèctus, 21(1), 87–103. https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.65704