Do temor da verdade ao medo da liberdade: as possibilidades de educação emancipadora na primeira infância a partir de Theodor Adorno e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.65704Palavras-chave:
Educação Infantil, Theodor Adorno, Paulo FreireResumo
A partir das teorias críticas de Theodor Adorno e de Paulo Freire, versamos sobre os impactos na humanidade da formação ou pseudoformação. Sob os conceitos “o temor da verdade” e o “medo da liberdade”, lançamos olhares sobre os entraves do amadurecimento da educação como projeto emancipatório, ainda revelada repressora que estanca a produção de pensamento crítico. O texto se alicerça nos autores supracitados acerca das características estruturantes para que a liberdade ocorra através da autoformação e autorreflexão e a importância do envolvimento do professor em uma educação como prática da liberdade contra a dominação. Com análises ensaísticas, pretendemos ressaltar uma demanda problemática de superação de uma perspectiva tradicional, burocrática e bancária do ensino de crianças para uma perspectiva integral dos sujeitos envolvidos na educação infantil, sujeitos estes, co-construtores do conhecimento.Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max (1985). Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar.
COSTA, Priscila (2020). Desafios da educação na Primeiríssima Infância: relato de experiência de coordenação pedagógica em uma escola particular de São Paulo. Trabalho apresentado para conclusão do curso de MBA em Gestão Escolar, USP/Esaalq.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan (2019). Qualidade da educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Trad. Magna França Lopes. Porto Alegre: Penso.
FREIRE, Paulo (2011). Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz & Terra.
FREIRE, Paulo (2019). Pedagogia do Oprimido. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
JESSOP, Sharon (2017). Adorno: cultural education and resistance, Studies in Philosophy and Education, v. 36, pp. 409–423. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11217-016-9531-6. Acesso em 01 mar. 2022.
MACDONALD, Ian (2011). Cold, Cold, Warm: Autonomy, Intimacy, and Maturity in Adorno, Philosophy & Social Criticism, v. 37(6), pp. 669–689. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0191453711402940>. Acesso em: 01 mar. 2022.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia et al (2007). Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed Editora.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia.; PASCAL, Christine (2019). Documentação pedagógica e avaliação na Educação Infantil: um caminho para a transformação. Penso Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional