Do temor da verdade ao medo da liberdade: as possibilidades de educação emancipadora na primeira infância a partir de Theodor Adorno e Paulo Freire
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max (1985). Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar.
COSTA, Priscila (2020). Desafios da educação na Primeiríssima Infância: relato de experiência de coordenação pedagógica em uma escola particular de São Paulo. Trabalho apresentado para conclusão do curso de MBA em Gestão Escolar, USP/Esaalq.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan (2019). Qualidade da educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Trad. Magna França Lopes. Porto Alegre: Penso.
FREIRE, Paulo (2011). Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz & Terra.
FREIRE, Paulo (2019). Pedagogia do Oprimido. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
JESSOP, Sharon (2017). Adorno: cultural education and resistance, Studies in Philosophy and Education, v. 36, pp. 409–423. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11217-016-9531-6. Acesso em 01 mar. 2022.
MACDONALD, Ian (2011). Cold, Cold, Warm: Autonomy, Intimacy, and Maturity in Adorno, Philosophy & Social Criticism, v. 37(6), pp. 669–689. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2022.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia et al (2007). Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed Editora.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia.; PASCAL, Christine (2019). Documentação pedagógica e avaliação na Educação Infantil: um caminho para a transformação. Penso Editora.
DOI: https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.65704
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Intellèctus



3.png)


.png)
Intellèctus - Google Acadêmico
BASE (Bielefeld Academic Search Engine): Lista de Visitas (base-search.net)
Intellèctus - Dialnet (unirioja.es)
Redes sociais:
Revista Intellèctus UERJ (@intellectus.uerj) • Fotos e vídeos do Instagram