Do temor da verdade ao medo da liberdade: as possibilidades de educação emancipadora na primeira infância a partir de Theodor Adorno e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.65704Palavras-chave:
Educação Infantil, Theodor Adorno, Paulo FreireResumo
A partir das teorias críticas de Theodor Adorno e de Paulo Freire, versamos sobre os impactos na humanidade da formação ou pseudoformação. Sob os conceitos “o temor da verdade” e o “medo da liberdade”, lançamos olhares sobre os entraves do amadurecimento da educação como projeto emancipatório, ainda revelada repressora que estanca a produção de pensamento crítico. O texto se alicerça nos autores supracitados acerca das características estruturantes para que a liberdade ocorra através da autoformação e autorreflexão e a importância do envolvimento do professor em uma educação como prática da liberdade contra a dominação. Com análises ensaísticas, pretendemos ressaltar uma demanda problemática de superação de uma perspectiva tradicional, burocrática e bancária do ensino de crianças para uma perspectiva integral dos sujeitos envolvidos na educação infantil, sujeitos estes, co-construtores do conhecimento.Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max (1985). Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar.
COSTA, Priscila (2020). Desafios da educação na Primeiríssima Infância: relato de experiência de coordenação pedagógica em uma escola particular de São Paulo. Trabalho apresentado para conclusão do curso de MBA em Gestão Escolar, USP/Esaalq.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan (2019). Qualidade da educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Trad. Magna França Lopes. Porto Alegre: Penso.
FREIRE, Paulo (2011). Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz & Terra.
FREIRE, Paulo (2019). Pedagogia do Oprimido. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
JESSOP, Sharon (2017). Adorno: cultural education and resistance, Studies in Philosophy and Education, v. 36, pp. 409–423. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11217-016-9531-6. Acesso em 01 mar. 2022.
MACDONALD, Ian (2011). Cold, Cold, Warm: Autonomy, Intimacy, and Maturity in Adorno, Philosophy & Social Criticism, v. 37(6), pp. 669–689. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0191453711402940>. Acesso em: 01 mar. 2022.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia et al (2007). Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed Editora.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia.; PASCAL, Christine (2019). Documentação pedagógica e avaliação na Educação Infantil: um caminho para a transformação. Penso Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Intellèctus pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), após o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Nesse caso, deverão ser fornecidos o crédito apropriado e um link do repositório original.
A Revista Intellètus está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.