A divulgação científica (DC) das pesquisas de educação: alternativas ‘além muros’

Andressa Abreu da Silva, Manuela Ciconetto Bernardi

Resumo


Apesar do desenvolvimento tecnológico e comunicacional, percebe-se que grande parte das investigações é divulgada apenas no meio acadêmico-científico, não atingindo a sociedade, comunidade e atores sociais. Este estudo discute e problematiza como efetivamente chegar aos sujeitos e lista alternativas para a divulgação científica (DC) tendo como base as pesquisas de educação. No trajeto, embasadas por pesquisadores da temática, versamos sobre o ciclo de produção científica e suas implicações, tais como o excesso de produção, qualidade, relevância, originalidade e a transferibilidade, além da expansão informacional e da comunicação no contexto contemporâneo e, por fim, listamos alternativas para a divulgação ‘além muros’. As reflexões servem de alerta e apoiam os esforços na promoção e divulgação do conhecimento científico.


Palavras-chave


Divulgação científica (DC); Comunicação; Pesquisas de educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/intellectus.2022.65657

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Intellèctus



Grupos de Pesquisa:

 
Financiamento:

Indexada em:

Open Academic Journals Index  
Dialnet
 
 
 
 
 
https://sumarios.org/revista/intell%C3%A8ctus
 

 https://scholar.google.com.br/citations?user=ruuQn9oAAAAJ&hl=pt-BR

 

Redes sociais:

https://www.instagram.com/intellectus.uerj/