Ensinar histórias menores: narrativas e memórias de auxiliares de serviços gerais escolares na busca de relações outras
Resumo
Este artigo dialoga com narrativas de quatro mulheres auxiliares de serviços gerais de uma escola estadual no município de Araranguá, Santa Catarina. O objetivo de escutá-las surge como uma maneira de disseminar outra postura epistemológica em relação aos conhecimentos tradicionalmente valorizados pelos currículos oficiais, buscando com apoio do ensino de História evidenciar suas contribuições como educadoras. O estudo se desenvolveu a partir da análise de fontes narrativas, bibliográficas e documentais. Metodologicamente está fundamentado na concepção de mônada, extraída do pensamento de Walter Benjamin, e impulsionado por leituras decoloniais. Considera-se que é possível estimular dentro da perspectiva historiográfica uma Pedagogia da Memória, com a insurgência de histórias menores em contraposição ao pensamento hegemônico da história maior, narrativa estrutural distante da realidade dos estudantes e dos sujeitos presentes na comunidade escolar.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.58453
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