Ensinar histórias menores: narrativas e memórias de auxiliares de serviços gerais escolares na busca de relações outras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.58453

Palavras-chave:

Auxiliares de serviços gerais escolares, Ensino de História, Decolonialidade,

Resumo

Este artigo dialoga com narrativas de quatro mulheres auxiliares de serviços gerais de uma escola estadual no município de Araranguá, Santa Catarina. O objetivo de escutá-las surge como uma maneira de disseminar outra postura epistemológica em relação aos conhecimentos tradicionalmente valorizados pelos currículos oficiais,  buscando com apoio do ensino de História evidenciar suas contribuições como educadoras. O estudo se desenvolveu a partir da análise de fontes narrativas, bibliográficas e documentais. Metodologicamente está fundamentado na concepção de mônada, extraída do pensamento de Walter Benjamin, e impulsionado por leituras decoloniais. Considera-se que é possível estimular dentro da perspectiva historiográfica uma Pedagogia da Memória, com a insurgência de histórias menores em contraposição ao pensamento hegemônico da história maior, narrativa estrutural distante da realidade dos estudantes e dos sujeitos presentes na comunidade escolar.   

Biografia do Autor

Maria Cecília Paladini Piazza, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2016). Especialista em Língua e Literatura com ênfase nos gêneros discursivos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2009) e graduada em Letras,  Português e Espanhol pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006). 

Giovanna Santana, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestra em Educação pelo PPGE/UFSC e graduada em História, nas habilitações bacharelado e licenciatura.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Paladini Piazza, M. C., & Santana, G. (2021). Ensinar histórias menores: narrativas e memórias de auxiliares de serviços gerais escolares na busca de relações outras. Intellèctus, 20(1), 207–225. https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.58453