Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular

Autores

  • Francisco Overlande Manço de Souza Mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF) Educador Popular Professor de História da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré(NEPS-CEASM) https://orcid.org/0000-0001-8559-5135
  • Noélia Rodrigues Pereira Rego Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde possui mestrado na mesma área Educadora Popular Professora de Sociologia https://orcid.org/0000-0001-5248-5941
  • Humberto Salustriano da Silva Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Pesquisador NEPS-CEASM Professor de História da rede pública de ensino Educador Popular https://orcid.org/0000-0001-5035-5510

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.58444

Palavras-chave:

Anti/Contra/Decolonialidade, Ensino de História, Museu da Maré.

Resumo

O artigo trata da experiência de prática docente decolonial em turmas do ensino médio em  escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro tendo como proposta pedagógica a utilização do Museu da Maré como exemplo de pedagogia Anti/Contra/Decolonial que pode ser usada em sala de aula como forma de contrapor uma historiografia tradicional eurocentrada. A experiência museológica e epistemológica do Museu da Maré nos oferece subsídios didáticos para uma historiografia alinhada aos grupos subalternizados, quando utiliza em suas práticas elementos da Educação Popular, alinhados ao da Anti/Contra/Decolonialidade.

Biografia do Autor

Francisco Overlande Manço de Souza, Mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF) Educador Popular Professor de História da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré(NEPS-CEASM)

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FEBF)

Educador Popular

Professor de História da rede pública de ensino
do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré(NEPS-CEASM)

Noélia Rodrigues Pereira Rego, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde possui mestrado na mesma área Educadora Popular Professora de Sociologia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde possui mestrado na mesma área

Educadora Popular

Professora de Sociologia

Humberto Salustriano da Silva, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Pesquisador NEPS-CEASM Professor de História da rede pública de ensino Educador Popular

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro - UFRJ

Pesquisador NEPS-CEASM

Professor de História da rede pública de ensino

Educador Popular

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Manço de Souza, F. O., Rodrigues Pereira Rego, N., & Salustriano da Silva, H. (2021). Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular. Intellèctus, 20(1), 185–206. https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.58444