Decolonialidade e relações raciais: um olhar sobre o ensino de História no currículo do curso de Pedagogia da UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.57817

Palavras-chave:

Decolonialidade. Relações Raciais. Ensino de História

Resumo

O artigo evidencia a insurgência do Movimento Negro pela descolonização dos currículos, por meio da construção de uma política para a educação das relações étnico-raciais e as implicações aos cursos de Pedagogia. Além disso, apresenta as alterações promovidas no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), focalizando as perspectivas assumidas pelo ensino de História. Para a realização do estudo, realizou-se uma análise documental do Projeto Politico Pedagógico do curso e dos Programas das disciplinas, a partir de categorias que buscaram identificar as perspectivas epistemológicas assumidas no projeto do curso. As análises demonstraram a presença de componentes curriculares que possibilitam discussões, conteúdos e temáticas potencializadoras de uma perspectiva decolonial.

Biografia do Autor

Eduarda Souza Gaudio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestra em Educação pela mesma Universidade (2013). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Pesquisadora associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Diferença, Arte e Educação - ALTERITAS do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra a Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Atua na formação continuada de professores/as de Educação Infantil no município de Florianópolis. Desenvolve pesquisas em Educação e Relações Raciais com foco em: Educação Infantil, Formação de Professores/as, Currículo e Curso de Pedagogia.

Joana Célia dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ativista do Movimento, possui Mestrado (1997) e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pós doutorado em Sociologia Política. É professora no Centro de Ciências da Educação/UFSC na disciplina Diferença, Estigma e Educação. Coordena o grupo de estudos e pesquisas Alteritas: Diferença, Arte e Educação, é pesquisadora no Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC).

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Gaudio, E. S., & Passos, J. C. dos. (2021). Decolonialidade e relações raciais: um olhar sobre o ensino de História no currículo do curso de Pedagogia da UFRGS. Intellèctus, 20(1), 92–111. https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.57817