Rolé na Penha: memórias e referências culturais em uma ecologia dos saberes

Ana Gabriela Saba

Resumo


O artigo propõe uma reflexão sobre a ecologia dos saberes, tendo como objeto de pesquisa o projeto escolar Rolé na Penha. O qual permeia as memórias locais, saberes e referências culturais do bairro, dos alunos e dos professores, observando-o enquanto experiência e narrativa do cotidiano escolar, em uma perspectiva da pedagogia crítica. O Projeto é oriundo de uma escola de comunidade periférica na cidade do Rio de Janeiro, onde a educação configura um importante espaço de diálogo no combate às desigualdades sociais, em uma perspectiva decolonial, em que cada indivíduo tem o direito de assumir o seu lugar enquanto sujeito com toda a sua história e opções que lhes são peculiares.


Palavras-chave


Ecologia dos saberes; experiência; projeto escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.57812

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Grupos de Pesquisa:

 
Financiamento:

Indexada em:

Open Academic Journals Index Dialnet
 
https://sumarios.org/revista/intell%C3%A8ctus
 

 https://scholar.google.com.br/citations?user=ruuQn9oAAAAJ&hl=pt-BR

 

Redes sociais:

https://www.instagram.com/intellectus.uerj/