Rolé na Penha: memórias e referências culturais em uma ecologia dos saberes

Autores

  • Ana Gabriela Saba Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.57812

Palavras-chave:

Ecologia dos saberes, experiência, projeto escolar.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a ecologia dos saberes, tendo como objeto de pesquisa o projeto escolar Rolé na Penha. O qual permeia as memórias locais, saberes e referências culturais do bairro, dos alunos e dos professores, observando-o enquanto experiência e narrativa do cotidiano escolar, em uma perspectiva da pedagogia crítica. O Projeto é oriundo de uma escola de comunidade periférica na cidade do Rio de Janeiro, onde a educação configura um importante espaço de diálogo no combate às desigualdades sociais, em uma perspectiva decolonial, em que cada indivíduo tem o direito de assumir o seu lugar enquanto sujeito com toda a sua história e opções que lhes são peculiares.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Saba, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Memória Social (PPGMS) - UNIRIO

Referências

ABREU, Regina; SILVA, Rodrigo M. D (2016). Educação e processos de patrimonialização cultural: À guisa de introdução. MOUSEION, Canoas, n.23: 7- 13, abr.

BENJAMIN, Walter (1994). Magia e técnica, arte e política: sobre literatura e história cultural. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense.

BRASIL (2016). Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, D.O. Portaria nº137, 28/04/2016.

BRASIL (2014). Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Texto: Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – IPHAN - Brasília, DF.

FOUCAULT, Michel (2011). A coragem da verdade: o governo de si e dos outros. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

FOUCAULT, Michel (2007). Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes.

FREIRE, Paulo (2014). Pedagogia da Autonomia. 48 ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra. FREIRE, Paulo (2005). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos (2005). Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 23: 15-36, jan/jun.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos (2012). As transformações do patrimônio: da retórica da perda à reconstrução permanente. In: TAMASO, I.M.; LIMA FILHO, M.F. (orgs.) Antropologia e Patrimônio Cultural: trajetórias e conceitos. Brasília: ABA.

HALL, Suart (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

HOBSBAWM, Eric (1990). Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

HOOKS, Bell (2017). Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes.

KILOMBA, Grada (2019). Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó.

MBEMBE, Achile (2020). Necropolítica. São Paulo: n-1 edições.

NORA, Pierre (1993). Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. N. 10.

PEIRANO, M (2019). A alteridade em contexto: antropologia como ciência social no Brasil. Série Antropologia, 255. Brasília, UnB.

PEREIRA, Alexandre Barbosa (2017). Do Controverso “Chão Da Escola” Às Controvérsias da Etnografia: aproximações entre Antropologia e Educação. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n. 49: 149-176, set./dez.

PEREZ, Carmen L.V. (Org.) (2017). Experiências e Narrativas em Educação. Niterói- RJ: Eduff.

SANTOS, Boaventura Souza; MENESES, Maria Paula (orgs.) (2009). Epistemologias do Sul. Portugal: Biblioteca Nacional.

SANTOS, Boaventura Souza (2018). Na oficina do sociólogo artesão. São Paulo: Cortez.

SANTOS, Boaventura Souza (2019). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

TOLENTINO, Átila (2018). Educação Patrimonial Decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés – v.1, n.1, jan./jul.

VIDAL, Diana Gonçalves (2010). Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta, FARIA FILHO, Luciano Mendes e GREIVAS, Cynthia (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Saba, A. G. (2021). Rolé na Penha: memórias e referências culturais em uma ecologia dos saberes. Intellèctus, 20(1), 226–247. https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.57812