Ensino de História: a descolonização dos currículos, a formação docente e a ênfase à memória, história e identidade dos africanos e afro-brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.57346

Palavras-chave:

Ensino de História, Cultura afro-brasileira, Descolonização dos currículos.

Resumo

Asações provocadas pelos movimentos sociais dos negros incitaram mudanças na sociedade brasileira, especialmente, a partir da criação do Teatro Experimental dos Negros no Rio de Janeiro (1944). Tais transformações influenciaram também o campo educacional, sobretudo, àquele relativo ao Ensino de História no ensino básico (com a introdução da cultura africana e afro-brasileira) e no universitário, dando origem a “novas” disciplinas como “História da Cultura Afro-brasileira e Indígena” e “Diversidades Culturais”. Deste modo, este artigo tem como objetivo tecer análises reflexivas sobre as mudanças no cenário do Ensino de História no Brasil, especialmente a partir da implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que confluíram para a obrigatoriedade do ensino das diversidades étnicas, africanas, afro-brasileiras e indígenas, as quais passaram a ser contempladas  no currículo escolar e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), tanto no ensino básico, quanto no superior. Assim, trataremos das lutas que corroboraram para a mudança da legislação, incitando o resgate da memória, história e identidade desses povos. Pois, a emergência das leis, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, decorre das lutas dos movimentos negros, intelectuais e acadêmicos em favor do exercício da educação antirracista pautada no resgate da história da matriz africana no Brasil, propiciando o processo de descolonização dos currículos e da história e memória afro-brasileira.


Biografia do Autor

Cleusa Teixeira Sousa, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (2018), com Bolsa de Doutorado Sanduíche (PDSE-2017-2018) na Universidade de Coimbra; Pesquisadora do CHSC da UC - Portugal. Graduada em História pela UFG (2002), Especialista em Ed. de Jovens e Adultos Integrada à Educ. Profissional IFG/UFG (2008) e Mestre em História pela UFG (2012).  Professora de História da SEE-GO. Tem experiência na área de Ensino de História, atuando nos seguintes temas: Didática e Estágio do Ensino de História; História da Cultura Afro-brasileira e Indígena; História da Educação no Brasil; Diversidades Culturais; História do Brasil Colônia e História Medieval e Moderna.

Referências

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Sousa, C. T. (2021). Ensino de História: a descolonização dos currículos, a formação docente e a ênfase à memória, história e identidade dos africanos e afro-brasileiros. Intellèctus, 20(1), 248–264. https://doi.org/10.12957/intellectus.2021.57346