A concepção educacional de José Pedro Varela (1835-1879)

Autores

  • Andreson Carlos Elias Barbosa Universidade Federal do Pará
  • Raimundo Nonato de Pádua Câncio Universidade Federal do Pará
  • Sônia Maria da Silva Araújo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Concepção Educacional, América Latina, José Pedro Varela

Resumo

Este artigo aborda a concepção educacional de José Pedro Varela, fundador do sistema educacional uruguaio, contida, principalmente, em suas obras pedagógicas La Educación del Pueblo e La Legislación Escolar. Nestas obras Varela apresenta preciso diagnóstico da educação uruguaia e propõe uma reforma radical, cujos princípios estão pautados na obrigatoriedade, na gratuidade e na secularização do ensino. A partir do estudo realizado, identificamos que Varela conferiu à educação o importante papel de contribuir à superação da ignorância e ao exercício da cidadania, como formas de garantir a sobrevivência do regime democrático, a prosperidade e a felicidade dos homens.

Biografia do Autor

Andreson Carlos Elias Barbosa, Universidade Federal do Pará

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará

Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Universidade Federal do Pará

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Professora associada da Universidade Federal do Pará

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Barbosa, A. C. E., Câncio, R. N. de P., & Araújo, S. M. da S. (2015). A concepção educacional de José Pedro Varela (1835-1879). Intellèctus, 14(1), 17–35. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/18795