Um intelectual “orgânico”: Octavio Pires e a elaboração da Revista Educação e Ensino, editada no Pará no final do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2016.26671Palavras-chave:
Octavio Pires, Revista Educação e Ensino, Professor-normalista, Intelectual.Resumo
Este artigo tem como objetivo socializar a contribuição de Octavio Pires, professor normalista e intelectual paraense, na última década do século XIX, que dedicou parte da sua vida a dirigir a Revista Educação e Ensino. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico perpassou os escritos de Gramsci (2001), Semeraro (2006), Viana (1987), Marcelo Garcia (1999), entre outros. Consideramos que a contribuição de Octavio Pires é de fundamental importância, pois possibilitou aos professores, sobretudo, às professoras primárias, a reflexão, discussão e proposição sobre os inúmeros desafios pertencentes à carreira docente e à Instrução Pública do Estado. A propositura desse texto é que outros estudiosos e pesquisadores da educação brasileira, principalmente, paraense, possam realizar a análise aprofundada da legislação aprovada pelo Congresso Estadual, no final do século XIX.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional