POLÍTICAS CURRICULARES DA EJA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO

Autores

  • Renata da Rocha Torres Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)
  • Tatiana Seixas Machado Carpenter Colégio Pedro II
  • Rozana Gomes de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3744-9082

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58132

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Educação de jovens e adultos, Currículo, Ensino Médio, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo é fruto de pesquisa de dissertação que busca analisar as políticas curriculares e a educação de jovens e adultos (EJA) da rede pública estadual do Rio de Janeiro no segmento do Ensino Médio. É urgente uma reflexão sobre o cenário nessa etapa da educação básica. Muitos homens e mulheres não puderam frequentar a escola na idade apropriada e retornam para completar seus estudos com a esperança de melhores condições de vida. O currículo da EJA deve atender as especificidades dessa etapa da educação, compreendendo que o público que ali está carrega uma bagagem de aprendizagem que não pode ser desprezada. Diante disso, trazemos uma reflexão sobre as políticas curriculares e a EJA, entendendo que nenhum discurso é neutro e carregam intenções e significações presas a ele.

Biografia do Autor

Renata da Rocha Torres, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Professora de Química na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui-UFRJ)

Tatiana Seixas Machado Carpenter, Colégio Pedro II

Professora de Química no Colégio Pedro II (Unidade Realengo) e Mestre em Ensino de Química (PEQui-UFRJ).

Rozana Gomes de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ (PEQui-UFRJ)

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Torres, R. da R., Carpenter, T. S. M., & Abreu, R. G. de. (2022). POLÍTICAS CURRICULARES DA EJA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO. E-Mosaicos, 11(26), 4–21. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58132

Edição

Seção

ARTIGOS