POLÍTICAS CURRICULARES DA EJA: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO

Renata da Rocha Torres, Tatiana Seixas Machado Carpenter, Rozana Gomes de Abreu

Resumo


Este artigo é fruto de pesquisa de dissertação que busca analisar as políticas curriculares e a educação de jovens e adultos (EJA) da rede pública estadual do Rio de Janeiro no segmento do Ensino Médio. É urgente uma reflexão sobre o cenário nessa etapa da educação básica. Muitos homens e mulheres não puderam frequentar a escola na idade apropriada e retornam para completar seus estudos com a esperança de melhores condições de vida. O currículo da EJA deve atender as especificidades dessa etapa da educação, compreendendo que o público que ali está carrega uma bagagem de aprendizagem que não pode ser desprezada. Diante disso, trazemos uma reflexão sobre as políticas curriculares e a EJA, entendendo que nenhum discurso é neutro e carregam intenções e significações presas a ele.


Palavras-chave


Políticas curriculares; Educação de jovens e adultos; Currículo; Ensino Médio; Rio de Janeiro

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58132

Direitos autorais 2022 Renata da Rocha Torres, Tatiana Seixas Machado Carpenter, Rozana Gomes de Abreu


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: