ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: TENTAME CEDET/RIO PRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.53214

Palavras-chave:

Altas Habilidades, Superdotação, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

A Educação Inclusiva tem por escopo agregar ao ambiente escolar todos os alunos, em condições igualitárias de acesso e permanência. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva cabe aos estados e municípios que discutam, se organizem e promovam a educação inclusiva, oportunizando aos seus sistemas educacionais converter-se em inclusivos; para tanto, são disponibilizados, a estes, apoios técnicos e financeiros que estão condicionados ao registro dos alunos público-alvo no Censo Escolar. Tem-se por objetivo retratar o Atendimento Educacional Especializado ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação, no município de São José do Rio Preto/SP, desenvolvido por meio da metodologia Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento, no Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET. Apresentando-se a adaptação e ajustes realizados, para adequação ao cenário educacional do município em tela.

Biografia do Autor

Carla Cristina Pereira Job, IBILCE - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de São José do Rio Preto

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos na Universidade Paulista "Júlio de Mesquita". Pós-Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia pela UCB, Práticas de Letramento e Alfabetização pela UFSJ e Atendimento Educacional Especializado pela UFC. Graduada em História pela FAEC e Pedagogia pela UFSJ. Atualmente é facilitadora no Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de São José do Rio Preto.

Carina Alexandra Rondini, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP

Graduada em Bacharelado em Matemática e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Estágio de Pós-doutoramento em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde pela FAMERP Foi Professora Assistente Doutora (MS-3.2) junto ao Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Assis no período de 2007 a 2015. É atualmente Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE - Campus de São José do Rio Preto. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem ( UNESP Bauru), linha de pesquisa - aprendizagem e ensino, e Professora Permanente do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal), linha de pesquisa - Tecnologias, Diversidades e Culturas. Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária, Da Margem ao Rio: Entendendo e Atendendo os Mais Capazes, Pró-reitoria de Extensão/UNESP (de 2009 a 2015). É membro dos Grupos de Pesquisa: PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer - UNESP; Formação Docente e Práticas Educativas - UNESP/SJRP e A Inclusão da Pessoa com Deficiência, TGD/TEA ou Superdotação e os Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento - UNESP/Bauru. Revisor Ad hoc da Revista Ciência em Extensão - UNESP. Áreas de Interesse: Estatística Aplicada; Altas habilidades/Superdotação; Enriquecimento curricular; Instrumentos de sinalização das Altas habilidades/Superdotação; TDAH; Formação Continuada Docente.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Job, C. C. P., & Rondini, C. A. (2022). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: TENTAME CEDET/RIO PRETO. E-Mosaicos, 11(26), 54–71. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.53214

Edição

Seção

ARTIGOS