UTILIZAÇÃO DE TEAM-BASED LEARNING (TBL) NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: METODOLOGIA ATIVA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Cristina Berger Fadel, Amanda Gracia Martins Diaz, Gabrielle Jagas Neves, Manoelito Ferreira Silva-Junior

Resumo


O objetivo do estudo foi relatar a atuação de um projeto de extensão universitária junto a uma população em situação de rua, por meio da utilização do método Team-Based Learning (TBL) para a educação em saúde. Vinte e três indivíduos homens frequentadores de uma casa de passagem do município de Ponta Grossa-PR participaram da ação. Os temas abordados faziam referência aos cuidados pessoais, a hábitos de alimentação, à prevenção de virose e de doenças bucais. A ação foi dividida em: confecção do instrumento teórico e realização das questões-teste; apresentação e a proposição da atividade aos participantes; divisão dos grupos e seleção de representante por grupo; exposição das perguntas, com tempo determinado para resposta; discussão entre os grupos; considerações finais por questão; e, avaliação das atividades pelos participantes e gestores da casa, por meio de diálogo e troca de percepções. A interação dos participantes foi satisfatória e o TBL foi um método viável para a facilitação do acesso à informação em saúde, inclusive junto a pessoas em situação de rua.


Palavras-chave


Educação em saúde; Prevenção em saúde; Saúde bucal; Pessoas em situação de rua.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51389

Direitos autorais 2022 Cristina Berger Fadel, Amanda Gracia Martins Diaz, Gabrielle Jagas Neves, Manoelito Ferreira Silva-Junior


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: