UTILIZAÇÃO DE TEAM-BASED LEARNING (TBL) NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: METODOLOGIA ATIVA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores

  • Cristina Berger Fadel Professor do Departamento de Odontologia / Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0002-7303-5429
  • Amanda Gracia Martins Diaz Acadêmica de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR,
  • Gabrielle Jagas Neves Acadêmica de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR,
  • Manoelito Ferreira Silva-Junior Professor do Departamento de Odontologia / Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0001-8837-5912

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51389

Palavras-chave:

Educação em saúde, Prevenção em saúde, Saúde bucal, Pessoas em situação de rua.

Resumo

O objetivo do estudo foi relatar a atuação de um projeto de extensão universitária junto a uma população em situação de rua, por meio da utilização do método Team-Based Learning (TBL) para a educação em saúde. Vinte e três indivíduos homens frequentadores de uma casa de passagem do município de Ponta Grossa-PR participaram da ação. Os temas abordados faziam referência aos cuidados pessoais, a hábitos de alimentação, à prevenção de virose e de doenças bucais. A ação foi dividida em: confecção do instrumento teórico e realização das questões-teste; apresentação e a proposição da atividade aos participantes; divisão dos grupos e seleção de representante por grupo; exposição das perguntas, com tempo determinado para resposta; discussão entre os grupos; considerações finais por questão; e, avaliação das atividades pelos participantes e gestores da casa, por meio de diálogo e troca de percepções. A interação dos participantes foi satisfatória e o TBL foi um método viável para a facilitação do acesso à informação em saúde, inclusive junto a pessoas em situação de rua.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Fadel, C. B., Diaz, A. G. M., Neves, G. J., & Silva-Junior, M. F. (2022). UTILIZAÇÃO DE TEAM-BASED LEARNING (TBL) NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: METODOLOGIA ATIVA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. E-Mosaicos, 11(26), 192–206. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51389

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA