UTILIZAÇÃO DE TEAM-BASED LEARNING (TBL) NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: METODOLOGIA ATIVA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51389Palabras clave:
Educação em saúde, Prevenção em saúde, Saúde bucal, Pessoas em situação de rua.Resumen
O objetivo do estudo foi relatar a atuação de um projeto de extensão universitária junto a uma população em situação de rua, por meio da utilização do método Team-Based Learning (TBL) para a educação em saúde. Vinte e três indivíduos homens frequentadores de uma casa de passagem do município de Ponta Grossa-PR participaram da ação. Os temas abordados faziam referência aos cuidados pessoais, a hábitos de alimentação, à prevenção de virose e de doenças bucais. A ação foi dividida em: confecção do instrumento teórico e realização das questões-teste; apresentação e a proposição da atividade aos participantes; divisão dos grupos e seleção de representante por grupo; exposição das perguntas, com tempo determinado para resposta; discussão entre os grupos; considerações finais por questão; e, avaliação das atividades pelos participantes e gestores da casa, por meio de diálogo e troca de percepções. A interação dos participantes foi satisfatória e o TBL foi um método viável para a facilitação do acesso à informação em saúde, inclusive junto a pessoas em situação de rua.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.