DO QUE FAZ PENSAR A DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51243

Palavras-chave:

Objetos de Pensar, docência, oficina, estudantes.

Resumo

Este artigo busca analisar alguns resultados do projeto Objetos de Pensar, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento, no ano de 2019. Tal projeto, lançado por meio de edital, consistiu da criação de perguntas que provocassem o movimento do pensamento, bem como da construção de objetos que potencializassem reflexões sobre a docência. As propostas inscritas serviram de material para a realização de oficinas com professores e estudantes, e constituíram a exposição Objetos de Pensar, realizada no SESC/Lajeado/RS. Neste artigo, por meio de autores como Larrosa (2018) e Masschelein e Simons (2018), analisam-se duas das problematizações emergidas nas oficinas: a) o despertar da vontade no estudante; b) os estudantes não são autônomos. Conclui-se que as questões destacadas pelos professores estão imbricadas, pois, à medida que o estudante descobre o que lhe interessa, também se vê estimulado a encontrar-se e a agir no mundo de forma autônoma.

Biografia do Autor

Bianca Isabel Pederiva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates).

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Docente na Universidade do Vale do Taquari - Univates e coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates)

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Pederiva, B. I., & Munhoz, A. V. (2022). DO QUE FAZ PENSAR A DOCÊNCIA. E-Mosaicos, 11(26), 106–119. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51243

Edição

Seção

ARTIGOS