A PRODUÇÃO DA ESCRITA - UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR - NO COTIDIANO DA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO E DA LINGUÍSTICA
Resumo
Neste texto, o foco é refletir sobre a produção da escrita dos alunos de uma classe de aceleração, em uma escola pública de Ensino Fundamental do município de São Gonçalo, a partir de uma pesquisa de abordagem etnográfica realizada. Partindo do currículo “oficial” proposto pela política educacional local, abordam-se, também, os processos de recontextualização em que este currículo “prescrito” se insere, decorrente das práticas pedagógicas realizadas no cotidiano da sala de aula. Este estudo contribui, de um lado, para pensar o currículo e as práticas pedagógicas que orbitam em torno dele, nas suas tentativas de responder às diretrizes “oficiais” estabelecidas para as classes de aceleração e, de outro, refletir sobre a consolidação de competências comunicativas e textuais que podem surgir na produção escrita desses alunos, a partir de processos e subprocessos que estão implicados nessa tarefa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51201
Direitos autorais 2020 Patrícia Tavares da Silva, Tania De Assis Souza Granja, Kátia Nazareth Moura de Abreu
ISSN: 2316-9303 | Indexada em: