A PRODUÇÃO DA ESCRITA - UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR - NO COTIDIANO DA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO E DA LINGUÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51201

Palavras-chave:

Produção da escrita, práticas pedagógicas, currículo, educação, linguística.

Resumo

Neste texto, o foco é refletir sobre a produção da escrita dos alunos de uma classe de aceleração, em uma escola pública de Ensino Fundamental do município de São Gonçalo, a partir  de uma pesquisa de abordagem etnográfica realizada. Partindo do currículo “oficial” proposto pela política educacional local, abordam-se, também, os processos de recontextualização em que este currículo “prescrito” se insere, decorrente das práticas pedagógicas realizadas no cotidiano da sala de aula. Este estudo  contribui, de um lado, para pensar o currículo e as práticas pedagógicas que orbitam em torno dele, nas suas tentativas de responder às diretrizes “oficiais” estabelecidas para as classes de aceleração e, de outro, refletir sobre a consolidação de competências comunicativas e textuais que podem surgir na produção escrita desses alunos, a partir de processos e subprocessos que estão implicados nessa tarefa. 

Biografia do Autor

Patrícia Tavares da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores-UERJ/FFP

Atualmente no 7° Período de Graduação em Letras/Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (FFP) - São Gonçalo - RJ. Bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional PIBIC-UERJ.

Tania de Assis Souza Granja, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores-UERJ/FFP

Graduada em Psicologia, com Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPEd/UERJ. Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores - UERJ/FFP, atuando no Departamento de Educação e Professora do curso de Especialização em Educação Básica/ Gestão Escolar. 

Kátia Nazareth Moura de Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores-UERJ/FFP

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto de Linguística da FFP/UERJ e Coordenador do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (gestão 2019-2021) da UERJ.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Silva, P. T. da, Granja, T. de A. S., & Abreu, K. N. M. de. (2020). A PRODUÇÃO DA ESCRITA - UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR - NO COTIDIANO DA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO E DA LINGUÍSTICA. E-Mosaicos, 9(22), 87–103. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51201

Edição

Seção

ARTIGOS