‘PRÁTICASTEORIAS’ EM ‘CONVERSAS’ FORMATIVAS NO ‘LUGAR VIRTUAL’
Marcelo Ferreira Machado, Maria Cecilia Castro, Renata Rocha, Thamy Lobo
Resumo
Este artigo parte da necessidade, no tempo presente, de afirmar a importância dos usos de mídias sociais coletivas e os modos de criação que têm emergido de diferentes sujeitos, das mais diversas redes educativas em ‘espaçostempos’ cibernéticos. Esse “lugar virtual” se mostra em sua potência atualizadora, lócus fértil para a criação de ‘conhecimentossignificações’ e de ‘práticasteorias’ formativas e educativas para ‘discentesdocentes’, usuários dessas tecnologias. Trazemos para debate, também, as tentativas de regulação do currículo dito “oficial” que tem sido subvertida pelos currículos praticados (OLIVEIRA, 2012), como aposta possível para os encontros virtuais. Fazemos uso desse ‘espaçotempo’ virtual para realização das nossas ‘conversas’ (ALVES, 2018, MATURANA, 2001).
Palavras-chave
Ciberespaço; Conversa; Currículo; Cotidianos; Redes Educativas.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50380
Direitos autorais 2022 Marcelo Ferreira Machado, Maria Cecilia Castro, Renata Rocha, Thamy Lobo
ISSN: 2316-9303 | Indexada em: