EXPOSIÇÃO ITINERANTE: fortalecimento de escolas e comunidades rurais por meio da Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.49441

Palavras-chave:

Educação, Sustentabilidade, Agricultura.

Resumo

A Educação do Campo considera a transformação da pessoa por meio das aprendizagens e as adequações do processo educativo às características do meio. Nesse sentido, este relato de experiência tratada exposição itinerante nas escolas rurais do município de Passos, Sudoeste de Minas Gerais. A exposição itinerante foi composta por três subprojetos, cujas atividades foram programadas mensalmente durante o período de 03 de maio a 15 de dezembro de 2019. O público-alvo foram os educandos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas rurais. A estratégia foi envolver todas estas escolas, familiares e comunidade e que o evento ocorresse nas escolas, em horário de aula, garantindo que os educandos tivessem acesso a todas as atividades. E assim, estimula-se a vivência dos educandos do campo com a comunidade local e, ao mesmo tempo, contribui com redução do êxodo rural.

Biografia do Autor

Franciane Diniz Cogo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS / UEMG

Doutora em Ciência do Solo (UFLA ); Mestre em Ciência do Solo (UFLA);  Pesquisadora da Área de Ciência do Solo e Educação em Solos.

Mateus Torres Miranda, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS / UEMG

Gruaduando em Engenharia Agronômica, Técnico em Agropecuária (IFSULDEMINAS)

Marcelo Galvani Pimenta, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS / UEMG

Gruaduando em Engenharia Agronômica

Ramon Rodrigues de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS / UEMG

Gruaduando em Engenharia Agronômica

Larissa Cristina Romeiro da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS / UEMG

Gruaduando em Engenharia Agronômica

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Cogo, F. D., Miranda, M. T., Pimenta, M. G., Oliveira, R. R. de, & Silva, L. C. R. da. (2020). EXPOSIÇÃO ITINERANTE: fortalecimento de escolas e comunidades rurais por meio da Educação do Campo. E-Mosaicos, 9(22), 348–354. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.49441

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA