PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DO PLANEJAMENTO DE UMA VISITA AO CENTRO DE VITÓRIA-ES

Autores

  • Adriana da Costa Barbosa Instituto Federal do Espírito Santo
  • Geisa Lourenço Ribeiro Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lauro Chagas e Sá Instituto Federal do Espírito Santo
  • Wilson Carminatti Benaquio Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48964

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Currículo Integrado, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões decorrentes do planejamento de uma visita ao patrimônio histórico-cultural do centro de Vitória-ES com estudantes do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino. Nos balizamos nas ideias de Modelagem Matemática, interdisciplinaridade e integração curricular, amparados em pesquisas e documentos oficiais. Em sala de aula, apresentamos a situação, realizamos simulações e promovemos a discussão em grupos, quando observamos significativo interesse dos alunos na realização das atividades. Durante o planejamento da visita, os estudantes construíram e mobilizaram conhecimentos relacionados ao patrimônio cultural, mapas físicos e virtuais, escala, transformação de medidas e velocidade média. Com isso, concluímos que a atividade se mostrou interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Matemática, Física, História e Tecnologia da Informação do curso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

BARBOSA, Adriana da Costa; RIBEIRO, Geisa Lourenço; E SÁ, Lauro Chagas; BENAQUIO, Wilson Carminatti. PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DO PLANEJAMENTO DE UMA VISITA AO CENTRO DE VITÓRIA-ES. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 26, p. 207–225, 2022. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2022.48964. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/48964. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA