PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DO PLANEJAMENTO DE UMA VISITA AO CENTRO DE VITÓRIA-ES
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48964Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Currículo Integrado, Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
Este artigo apresenta reflexões decorrentes do planejamento de uma visita ao patrimônio histórico-cultural do centro de Vitória-ES com estudantes do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino. Nos balizamos nas ideias de Modelagem Matemática, interdisciplinaridade e integração curricular, amparados em pesquisas e documentos oficiais. Em sala de aula, apresentamos a situação, realizamos simulações e promovemos a discussão em grupos, quando observamos significativo interesse dos alunos na realização das atividades. Durante o planejamento da visita, os estudantes construíram e mobilizaram conhecimentos relacionados ao patrimônio cultural, mapas físicos e virtuais, escala, transformação de medidas e velocidade média. Com isso, concluímos que a atividade se mostrou interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Matemática, Física, História e Tecnologia da Informação do curso.
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