PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DO PLANEJAMENTO DE UMA VISITA AO CENTRO DE VITÓRIA-ES

Adriana da Costa Barbosa, Geisa Lourenço Ribeiro, Lauro Chagas e Sá, Wilson Carminatti Benaquio

Resumo


Este artigo apresenta reflexões decorrentes do planejamento de uma visita ao patrimônio histórico-cultural do centro de Vitória-ES com estudantes do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino. Nos balizamos nas ideias de Modelagem Matemática, interdisciplinaridade e integração curricular, amparados em pesquisas e documentos oficiais. Em sala de aula, apresentamos a situação, realizamos simulações e promovemos a discussão em grupos, quando observamos significativo interesse dos alunos na realização das atividades. Durante o planejamento da visita, os estudantes construíram e mobilizaram conhecimentos relacionados ao patrimônio cultural, mapas físicos e virtuais, escala, transformação de medidas e velocidade média. Com isso, concluímos que a atividade se mostrou interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Matemática, Física, História e Tecnologia da Informação do curso.

 


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48964

Direitos autorais 2022 Adriana da Costa Barbosa, Geisa Lourenço Ribeiro, Lauro Chagas e Sá, Wilson Carminatti Benaquio


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: