O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DO PROJETO EDUJORNALISMO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Autores

  • Juliana de Mello Moraes Universidade Regional de Blumenau
  • Karina Zendron da Cunha Universidade Regional de Blumenau
  • Sandro Lauri da Silva Galarça Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48774

Palavras-chave:

Edujornalismo, Letramentos digitais, Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Fake News.

Resumo

Atualmente, a onipresença das tecnologias digitais exige novas práticas tanto entre estudantes quanto entre professores. Nesse contexto, a formação dos professores não deve ignorar os novos processos sociais relacionados às tecnologias, devendo incorporar propostas formativas sobre o tema. Essa pesquisa é resultado das reflexões realizadas no âmbito do projeto de extensão "Edujornalismo para o Letramento Digital", da Universidade Regional de Blumenau. Esse projeto promove maior conscientização dos sujeitos da educação, tanto em relação à recepção quanto à produção de produtos jornalísticos e se desenvolve com a participação dos cursos de Jornalismo, História, Letras e Ciências da Computação e da comunidade escolar. Assim, o objetivo deste artigo é avaliar como esse projeto tem contribuído para a formação de futuros docentes da Educação Básica. Constatou-se que colaborou para que os envolvidos desenvolvessem novas aprendizagens, inclusive com impacto na sua atuação futura. Além disso, as atividades do projeto promoveram a aproximação entre docentes e estudantes de graduação ao ambiente escolar, questão fundamental para a formação dos futuros professores.

Biografia do Autor

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em História pela Universidade do Minho. Professora do Departamento de História da Universidade Regional de Blumenau.

Karina Zendron da Cunha, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau.

Sandro Lauri da Silva Galarça, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Regional de Blumenau.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Moraes, J. de M., Zendron da Cunha, K., & Galarça, S. L. da S. (2022). O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DO PROJETO EDUJORNALISMO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. E-Mosaicos, 11(26), 179–192. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48774

Edição

Seção

ARTIGOS