ARTICULAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO TEÓRICA

Aline Ribeiro de Menezes, Fabiane Ferreira da Silva

Resumo


A investigação de novos saberes é característica inerente do campo científico, inclusive no que diz respeito aos estudos relacionados ao cérebro, em especial à neurociência. A educação exige constante aprimoramento e compartilhamento de experiências, uma vez que envolve e deve considerar as diferenças e especificidades dos sujeitos. Buscamos, portanto, voltar o olhar para os escritos que relacionam neurociência e educação produzidos nos últimos cinco anos (2014 a 2018) veiculados pelo Portal de Periódicos da CAPES, com a proposta de conhecer e analisar estes trabalhos, de modo que se possa produzir uma discussão sobre os estudos em neurociência relacionados à educação. Como resultado, podemos perceber que existem articulações entre as duas áreas, porém ainda de pequena expressão. Acredita-se que estes trabalhos estimulem o desenvolvimento de ambos os campos de estudo, beneficiando todos os sujeitos da aprendizagem e contribuindo para o desenvolvimento da práxis pedagógica.

Palavras-chave


Neurociência. Educação. Portal de Periódicos

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48026

Direitos autorais 2022 Aline Ribeiro de Menezes, Fabiane Ferreira da Silva


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: