HOJE A AULA É NO LABORATÓRIO E AS ATIVIDADES SÃO NA PRAÇA: PROJETOS DA UNIVERSIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Roberta Negrão de Araújo Universidade Estadual do Norte do Paraná Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN http://orcid.org/0000-0002-3926-4746
  • Rodrigo de Souza Polleto Universidade Estadual do Norte do Paraná. Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN
  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná. Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN
  • Dayanne da Silva Alves Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47632

Palavras-chave:

Aprendizagem de Botânica, Ensino de Ciências da Natureza, Relação Universidade – Educação Básica, Projeto de Extensão, Espaço não escolar.

Resumo

Dentre estas disciplinas da Base Nacional Comum, encontra-se Ciências da Natureza. O ensino desta tem por objetivo possibilitar a compreensão do mundo natural nas relações sociais de produção, com vistas a garantir ao educando a análise concreta da realidade por meio da apropriação do conhecimento científico. Nessa perspectiva é importante pontuar que a ciência se caracteriza por ser uma atividade metódica regulada por ações passíveis de serem reproduzidas. A proposta das Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) do Paraná toma como princípio a observação e a compreensão do mundo em que se vive. As experimentações realizadas em sala de aula ou laboratório têm uma função claramente definida: levar o aluno a compreender a complexidade das relações entre a teoria e o experimento. Diante desse contexto, o presente artigo relata a percepção de estudantes do 8º ano do ensino fundamental após o desenvolvimento de ações extensionistas de uma universidade que objetivaram o ensino de Botânica em espaço não escolar.

Biografia do Autor

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora Adjunta B - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Professora da rede pública estadual do Paraná. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEN/UENP).

Rodrigo de Souza Polleto, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN

Sua graduação é de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Assis, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela UNESP de Botucatu. Atualmente é professor na graduação e no Curso de Mestrado Profissional em Ensino e no Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Possui experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente com germinação de sementes e plantas medicinais. Trabalha desde 1994 na área de Educação Ambiental iniciando como monitor no Instituto Florestal de Assis, monitor no Jardim Botânico da UNESP de Botucatu e ministrando aulas e cursos pelas Universidades onde atuou e no Instituto Florestal de Assis. Participa dos Grupos de Pesquisas "Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental da UENP" e do Grupo GPFOP que trabalha o Ensino de Ciências. Na graduação ministra aulas na disciplina de "Fisiologia Vegetal" e no Mestrado em Ensino na disciplina "Práticas no Ensino de Ciências Naturais", além de auxiliar nos estágios nas Escolas e no Programa do PIBID. É chefe do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino de Botânica e Educação Ambiental LIPEBEA.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2008; 2014; Bolsas CAPES). Especialista em Bioética (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - Campus Cornélio Procópio, 2006). É professor efetivo (Adjunto) da UENP Campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino PPGEN - Mestrado Profissional em Ensino da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastrado no CNPq. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Formação de professores, Axiologia e Epistemologia da Biologia, Bioética e Ensino em Saúde.

Dayanne da Silva Alves, Universidade Estadual de Londrina.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2014). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) , pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante como mestra pesquisadora do Grupo do Estudos GPEFOP (Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional. Atualmente é instrutora na área de Gestão - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Araújo, R. N. de, Polleto, R. de S., Lucas, L. B., & Alves, D. da S. (2020). HOJE A AULA É NO LABORATÓRIO E AS ATIVIDADES SÃO NA PRAÇA: PROJETOS DA UNIVERSIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. E-Mosaicos, 9(22), 220–235. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47632

Edição

Seção

ARTIGOS