PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO À AUTOMEDICAÇÃO

Autores

  • Isabella Cristine dos Santos Aluna de graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP.
  • Otavio Marino dos Santos Neto Doutorando em Odontologia (Reabilitação Oral), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP. https://orcid.org/0000-0002-5220-5409
  • Vitória Imaculada Soares Uliana Aluna de graduação em Farmácia - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - FCFRP - USP
  • Vinicius Pedrazzi Professor Titular (Área de Clínica Integrada) – Departamento de Materiais Dentários e Prótese – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP.
  • João Paulo Mardegan Issa Professor Associado (Área de Anatomia) – Departamento de Biologia Básica e Oral – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47477

Palavras-chave:

Saúde Pública, Adolescência, Medicamentos, Ensino Médio, Educação.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo a orientação sobre as consequências do consumo de medicamentos sem a prescrição médica para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais do Estado de São Paulo. As palestras foram ministradas com o uso de apresentação de slides, onde haviam diversas imagens sobre os principais medicamentos comercializados, além de orientações e esclarecimentos sobre o tema abordado. Através de um questionário de entrevista guiado foram obtidos dados sobre a automedicação que foram organizados através de distribuição de frequência das respostas. Os dados encontrados mostraram que o tema é de extrema importância entre os jovens, pois cerca de 75% dos alunos que responderam os questionários já praticaram a automedicação, o que confirma o quanto essa atividade está enraizada na população brasileira. Conclui-se através das aulas ministradas e dos questionários aplicados, que a automedicação é um assunto muito banalizado pela sociedade, em grande parte pela falta de orientação sobre o tema, o que aumenta a relevância de sua inclusão no conteúdo programático do ensino médio.

Biografia do Autor

Otavio Marino dos Santos Neto, Doutorando em Odontologia (Reabilitação Oral), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP.

Departamento de Materiais Dentários e Prótese

FORP USP

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Santos, I. C. dos, Santos Neto, O. M. dos, Uliana, V. I. S., Pedrazzi, V., & Issa, J. P. M. (2020). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO À AUTOMEDICAÇÃO. E-Mosaicos, 9(22), 264–275. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47477

Edição

Seção

ARTIGOS