DIÁLOGOS NA ESCOLA, CAIXA DE MEMÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Eduardo Gomes Machado, Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Stefania Maria Francolino da Silva

Resumo


Este relato de experiência decorre de uma ação desenvolvida pelo projeto de extensão denominado Projeto. A atividade foi realizada em uma escola de ensino fundamental II, situada nas proximidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB, na cidade de Acarape, no Ceará. Ancorada na metodologia da educação popular e inspirada em Paulo Freire, onde se buscou através da utilização e interpretação de imagens geradoras, instigar um diálogo acerca da história local, abordando o contexto histórico em que os alunos da escola estão inseridos, dotando de significação para os discentes um assunto que antes era pouco interessante. Deste modo, o envolvimento e interação dos discentes com as fontes históricas, criando uma narrativa própria a respeito dos conhecimentos adquiridos, transpondo a condição de meros expectadores para produtores do conhecimento histórico.

Palavras-chave


Extensão; Escola; Educação Popular.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46933

Direitos autorais 2020 Eduardo Gomes Machado, Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Stefania Maria Francolino da Silva


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: