INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA: CARACTERIZAÇÃO DE UM DISCURSO REFLEXIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46913

Palavras-chave:

Três momentos pedagógicos, Soluções químicas, Interações discursivas.

Resumo

Este artigo analisa as interações discursivas ocorridas entre uma estagiária de um curso de Licenciatura em Química e alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo da investigação consistiu em caracterizar o discurso mediado pela estagiária, no contexto de uma aula sobre Soluções Químicas. Para isso foram analisados trechos de um diálogo ocorrido durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino pautada nos Três Momentos Pedagógicos. A análise das falas se deu com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo e a partir da associação entre as categorias de interação propostas por Flanders e os tipos de perguntas formuladas pela estagiária. Por meio das análises realizadas, constatamos que as mediações por ela realizadas conduziram à construção de um discurso que pode ser caracterizado como reflexivo, uma vez que a estagiária explora perguntas de raciocínio, elogia e encoraja os alunos a exporem suas ideias e fornece tempo de espera para que eles elaborem suas respostas. Nesse contexto, caracterizamos o discurso como reflexivo quando a estagiária formula perguntas que possibilitam a (re)construção, negociação e compartilhamento de significados com os alunos e/ou entre os próprios alunos, bem como gerencia os processos cognitivos dos alunos dando continuidade à negociação de significados.

Biografia do Autor

Viviane Arrigo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Brasil.

Camila Marques de Giuli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR – Br

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta do Departamento de Química da mesma instituição. Londrina, PR – Brasil.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Associado do Departamento de Biologia Geral da mesma instituição. Londrina, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Arrigo, V., Giuli, C. M. de, Broietti, F. C. D., & Lorencini Júnior, Álvaro. (2020). INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA: CARACTERIZAÇÃO DE UM DISCURSO REFLEXIVO. E-Mosaicos, 9(22), 276–298. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46913

Edição

Seção

ARTIGOS