PRODUÇÃO DE PARÓDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE CITOLOGIA

Autores

  • Raquel da Silva Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores
  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro Departamento de Ciências - Faculdade de Formação de Professores Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade https://orcid.org/0000-0002-3822-1947

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.46841

Palavras-chave:

Paródias, Citologia, Ensino de Biologia

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido em duas turmas do ensino médio de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa que teve como objetivos planejar e executar uma sequência de aulas sobre Citologia, abrangendo a música, especificamente o uso de paródias, e analisar o potencial e a limitação deste recurso, no que diz respeito à participação, motivação, criatividade e aprendizagem dos conteúdos específicos. Foram elaboradas três aulas nas quais foram revistos os conteúdos principais, apresentada uma paródia autorada pela pesquisadora e produzidas novas paródias pelos estudantes. As análises pautaram-se nas anotações de campo e nas letras das paródias (análise de conteúdo). O uso de paródias se mostrou eficaz em relação ao envolvimento dos estudantes, apesar de sua dificuldade em produzi-las. Os tipos de música escolhidas revelam o contexto cultural desses estudantes. A produção de paródias superou uma finalidade exclusivamente memorística, permitindo a identificação de dificuldades de compreensão dos conteúdos de Citologia.

Biografia do Autor

Raquel da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores

Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ)

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Departamento de Ciências - Faculdade de Formação de Professores Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Costa, R. da S., & Galieta, T. (2022). PRODUÇÃO DE PARÓDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS DE CITOLOGIA. E-Mosaicos, 11(26), 158–178. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.46841

Edição

Seção

ARTIGOS