TENSÕES E CONTRADIÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Vanesca Almeida de Oliveira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Elcimar Simão Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46573

Palavras-chave:

Ensino Médio, Formação Docente, Matemática, Reformas educacionais, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

O Ensino Médio no Brasil é marcado por tensões e contradições estruturais, asseverando a dualidade escolar, intercalando períodos de formação propedêutica e/ou profissional. A última etapa da Educação Básica acumulou durante muitos anos diversos problemas, tais como: baixo investimento financeiro, funcionamento em espaços físicos improvisados, ausência de livros didáticos e de materiais pedagógicos diversos. O ensino de matemática carrega o estigma de ser de difícil aprendizado além de contar com alguns professores sem adequada formação. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as tensões e contradições do ensino de matemática e da formação de professores do Ensino Médio. A metodologia centrou-se na abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, com entrevistas a doze docentes de quatro escolas públicas de Ensino Médio. Os resultados revelam que as reformas educacionais afetam o Ensino Médio, mas também a formação e o trabalho dos professores.

Biografia do Autor

Vanesca Almeida de Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Mestranda do Curso de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui Técnico (2013) em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa, Licenciatura (2018) em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação em Matemática pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

 

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Oliveira, V. A. de, & Martins, E. S. (2020). TENSÕES E CONTRADIÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. E-Mosaicos, 9(21), 187–202. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46573

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE