O RIO GRANDE DO NORTE COMO CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46572

Resumo

O presente artigo versa sobre os conteúdos de Geografia no Ensino Médio, e apresenta um recorte da dissertação “Geografia escolar: o Rio Grande do Norte como conteúdo no Ensino Médio”, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Discutimos sobre a possibilidade e necessidade de conceber o Rio Grande do Norte como conteúdo geográfico. Buscamos analisar discussões teóricas e concepções de ensino que situem o RN no cerne das abordagens dos conteúdos de Geografia em 02 (duas) escolas públicas estaduais de Ensino Médio, no município de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica, estudo documental e entrevista semi-estruturada com os professores de Geografia. A pesquisa apontou que as abordagens sobre o RN na disciplina de Geografia são pouco visíveis, exceto as aulas de campo, que trouxeram visibilidade e valorização aos conteúdos acerca da Geografia norte-rio-grandense.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Sousa, P. T. da S., & Silva, C. N. M. da. (2020). O RIO GRANDE DO NORTE COMO CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 9(21), 203–218. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46572

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE