O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DO IFNMG E SEU IMPACTO NA PRODUÇÃO EXTENSIONISTA

Autores

  • Ricardo Jardim Neiva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Magda Matos Tanure do Amaral Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Sheldon William Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Eliane Macedo Sobrinho Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46531

Palavras-chave:

Extensão, Comportamento Organizacional, Instituto Federal, Gestão Institucional, Planejamento.

Resumo

O artigo constrói, através de análise de indicadores de produtividade e descrição de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), uma leitura dos desafios e agentes dificultadores do trabalho da Extensão pelo Norte de Minas. Apresenta uma conjuntura de dados estatísticos sobre estrutura disponível e de trabalhadores no setor, além de observar o fluxo de cumprimento das metas firmadas pelo PDI no ano de 2017. Como expectativa de resultados, procura-se avaliar o período de mudanças institucionais por que passa o setor, desde as mudanças na Pró-reitoria, ocorridas no fim de 2016 na perspectiva comparativa de disponibilidade de recursos humanos e produtividade. 

Biografia do Autor

Ricardo Jardim Neiva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007). Pós- graduado em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG e em Administração Pública pelo IFNMG (2018). Mestre em Sociologia Política pela UFSC (2015). Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG.

Magda Matos Tanure do Amaral, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestranda em Tecnologia, Ambiente e Sociedade. Graduada em Pedagogia. Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Especialista em Gestão Pública. Compõe o quadro de Servidores Federais da Educação, desempenhando funções inerentes ao cargo de Pedagogo no Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica do Norte de Minas Gerais- Campus Araçuaí. Agrega experiência profissional na área de Educação do Campo, Educação especial e Inclusiva, com ênfase em orientação educacional.

Sheldon William Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Metodologias Ativas e Gestão Empresarial. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor Efetivo da área de Administração no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 

Eliane Macedo Sobrinho Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Saúde pela Unimontes/MG. Mestre em ciências agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), com área de concentração em Agroecologia. Especialista em gerência de projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2007). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2004). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), atuando nas áreas de Agroecologia e Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Neiva, R. J., Amaral, M. M. T. do, Silva, S. W., & Santos, E. M. S. (2020). O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DO IFNMG E SEU IMPACTO NA PRODUÇÃO EXTENSIONISTA. E-Mosaicos, 9(22), 325–340. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46531

Edição

Seção

ARTIGOS