AS REDES SOCIAIS E A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Authors

  • Ana Maria Silva Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46504

Keywords:

Interdisciplinaridade, Trabalho, Empoderamento digital, Formação omnilateral, Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

Com as mudanças propostas na reforma curricular do Ensino Médio, o ensino de Física, Química e Biologia foram unificados em um único bloco denominado itinerário formativo de Ciências da Natureza. Considerado como difícil e desmotivante pelo público estudantil, o ensino de Física necessitará de novos caminhos pedagógicos para contemplar as demandas da educação básica contemporânea, considerando sua relação interdisciplinar e conectiva com o mundo do trabalho. Essa proposta pedagógica emerge do desafio de motivar o interesse dos estudantes do curso técnico em cozinha (PROEJA), modalidade integrada, pelos conhecimentos de Física, discutindo caminhos que promovam o diálogo entre os conteúdos e a prática do trabalho. O uso pedagógico das redes sociais é o elemento central da proposta metodológica, servindo de “pano de fundo” para aproximação da população da zona rural com os espaços digitais. Pretende-se, a partir do diálogo entre a Física, enquanto disciplina propedêutica, e as disciplinas técnicas do curso, promover uma aproximação do conhecimento científico com o “saber fazer” do estudante, resignificando sua prática laboral e contribuindo para sua formação omnilateral, enquanto cidadão crítico e capaz de influenciar e promover mudanças.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Maria Silva Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Técnica em Assuntos Educacionais da PROPAAE/UFRB

Mestranda do PROFEPT/IFBAIANO

Professora de Física da SEC/BA

Published

2020-07-23

How to Cite

OLIVEIRA, Ana Maria Silva. AS REDES SOCIAIS E A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 21, p. 156–172, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.46504. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46504. Acesso em: 11 may. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE