FUNDAMENTOS DE UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO PARA A DÉCADA DE 2020

Autores

  • Mateus Henrique Turini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Bauru https://orcid.org/0000-0002-9776-4300
  • Fábio Fernandes Villela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46461

Palavras-chave:

Dialética, Formação humana, Movimento, Pedagogia histórico-crítica, Transmissão-assimilação.

Resumo

A partir das reflexões obtidas durante uma pesquisa de mestrado, o presente trabalho sistematiza um conjunto de pressupostos teórico-metodológicos para se refletir sobre os desafios do Ensino Médio para a década de 2020. Orientados pela Pedagogia Histórico-crítica (PHC), a concepção de mediação pedagógica apresenta-se como uma atividade dialética, em constante movimento, imersa na prática social e que valoriza o conhecimento produzido, acumulado e reinterpretado historicamente. Nessa perspectiva e observando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é possível viabilizar potenciais caminhos de estímulo ao exercício crítico da atividade pedagógica, tendo bem delineados o papel social da escola, sua atividade nuclear, sua relação com a sociedade e sua contribuição para a formação humana.

Biografia do Autor

Mateus Henrique Turini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus Bauru

Mateus Turini é sociólogo, mestrando em Filosofia pelo PPGProf-Filo da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2018) e Mestre em Docência para a Educação Básica pelo PPGDEB da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2019). Possui especialização em Problemas Fenomenológicos e Hermenêutica pela Faculdade Unyleya (2017) e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade da Cidade de São Paulo - UNICID (2013). Atualmente é professor na educação básica, curso pré-vestibular e ensino superior, atuando nas áreas de Sociologia, Filosofia e Educação.

Fábio Fernandes Villela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus São José do Rio Preto

Fábio Fernandes Villela é sociólogo, professor do Departamento de Educação do Instituto de Biologia, Letras e Ciências Exatas, IBILCE, da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? UNESP, campus de São José do Rio Preto (SP), atuando na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências, FC, da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? UNESP, campus de Bauru. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA - UNESP). Estudou na Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), São Paulo, onde cursou, em nível de graduação, Ciências Sociais ? Sociologia (2000), Ciências Sociais ? Antropologia (2001), na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), São Paulo, Arquitetura e Urbanismo (1998) e, nas Faculdades Integradas Dom Pedro II, São José do Rio Preto, Arquitetura e Urbanismo (2009). Possui Mestrado (2003), Doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Foi professor de sociologia em diversas faculdades de São José do Rio Preto ? SP e região.

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Turini, M. H., & Villela, F. F. (2020). FUNDAMENTOS DE UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO PARA A DÉCADA DE 2020. E-Mosaicos, 9(21), 65–80. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46461

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE