DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46452Palavras-chave:
Docência, Ensino médio integrado, Práticas educativas, Diálogo intercultural, DiversidadesResumo
O texto discute resultados de uma pesquisa que cartografou a profissão docente na Educação Profissional Técnica a partir de experiências educativas com a diversidade. De base qualitativa, o trabalho mapeou dimensões da profissão por meio de questionário survey e constituiu espaços de escuta e análises colaborativas com os participantes da pesquisa – professores que atuam no Ensino Médio Integrado -, de dois campi de um instituto federal, por meio de rodas de conversa e de cartas pedagógicas. As análises indicaram que os docentes vivem uma crise profissional, considerando seus processos formativos e os modos como a política de atenção à diversidade da instituição é produzida, diante o atual contexto sócio-educacional, em que os sujeitos da diversidade reivindicam o reconhecimento de suas existências. Nesse sentido, os docentes são desafiados a reinvenção de práticas educativas que dialoguem com as singularidades constitutivas de cada sujeito por meio de um diálogo intercultural.
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