DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46452

Palavras-chave:

Docência, Ensino médio integrado, Práticas educativas, Diálogo intercultural, Diversidades

Resumo

O texto discute resultados de uma pesquisa que cartografou a profissão docente na Educação Profissional Técnica a partir de experiências educativas com a diversidade. De base qualitativa, o trabalho mapeou dimensões da profissão por meio de questionário survey e constituiu espaços de escuta e análises colaborativas com os participantes da pesquisa – professores que atuam no Ensino Médio Integrado -, de dois campi de um instituto federal, por meio de rodas de conversa e de cartas pedagógicas. As análises indicaram que os docentes vivem uma crise profissional, considerando seus processos formativos e os modos como a política de atenção à diversidade da instituição é produzida, diante o atual contexto sócio-educacional, em que os sujeitos da diversidade reivindicam o reconhecimento de suas existências. Nesse sentido, os docentes são desafiados a reinvenção de práticas educativas que dialoguem com as singularidades constitutivas de cada sujeito por meio de um diálogo intercultural.

Biografia do Autor

Graziela Ninck Dias Menezes, Instituto federal da Bahia/Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1997).É especialista em Gestão da Educação (2000) e em Filosofia (2011). Possui mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO e do Grupo de Pesquisa Ciência, tecnologia e Meio Ambiente, na linha de pesquisa NEPUC-SB- Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanos e Culturais do Sul da Bahia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, educação profissional técnica, narrativa, diversidade, interculturalidade, ética e filosofia. Membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação- ANPED, Membro da da Associação Brasileira de Pesquisa Autobiográfica - BIOGRAPH 

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em (Auto)biografia, Formação e História Oral - GRAFHO. Foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). É Sócia da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica - BIOGRAPH. Faz parte da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ UNIRIO/Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, formação de professores, ruralidades, diversidade, pesquisa (auto)biográfica e docência na educação básica.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Menezes, G. N. D., & Rios, J. A. V. P. (2020). DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. E-Mosaicos, 9(21), 50–64. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46452

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE