DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Graziela Ninck Dias Menezes, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Resumo


O texto discute resultados de uma pesquisa que cartografou a profissão docente na Educação Profissional Técnica a partir de experiências educativas com a diversidade. De base qualitativa, o trabalho mapeou dimensões da profissão por meio de questionário survey e constituiu espaços de escuta e análises colaborativas com os participantes da pesquisa – professores que atuam no Ensino Médio Integrado -, de dois campi de um instituto federal, por meio de rodas de conversa e de cartas pedagógicas. As análises indicaram que os docentes vivem uma crise profissional, considerando seus processos formativos e os modos como a política de atenção à diversidade da instituição é produzida, diante o atual contexto sócio-educacional, em que os sujeitos da diversidade reivindicam o reconhecimento de suas existências. Nesse sentido, os docentes são desafiados a reinvenção de práticas educativas que dialoguem com as singularidades constitutivas de cada sujeito por meio de um diálogo intercultural.


Palavras-chave


Docência; Ensino médio integrado; Práticas educativas; Diálogo intercultural; Diversidades

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46452


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: