A IMPORTÂNCIA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG NA CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA.

Autores

  • Eniete de Oliveira Campos Furtado IF Sudeste MG-Campus Rio Pomba
  • Alex Fernandes da Veiga Machado IF Sudeste MG
  • Helton Nonato de Sousa IF Sudeste MG

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46442

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Gestão-democrática participaiva, Técnico-administrtivo em educação.

Resumo

Este artigo trata da importância dos técnico-administrativos em educação na gestão democrática participativa como uma das formas de consolidação do ensino médio no Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG. Para tanto, esses servidores, gestores e trabalhadores em educação participam de órgãos colegiados e assumem funções gratificadas e cargos de direção, necessitam ocupar esses, e outros espaços, de forma consciente amparados pelas bases da educação profissional e tecnológica e dos objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesse intuito o artigo traz esclarecimentos sobre os conceitos de gestão-democrática participativa, gestão educacional e gestão escolar. Trata da participação do técnico-administrativo enquanto trabalhador em educação na gestão do Campus Rio Pomba e dos seus espaços de participação democrática.

Biografia do Autor

Eniete de Oliveira Campos Furtado, IF Sudeste MG-Campus Rio Pomba

Assintente em adminiração do Campus rio Pomba do IF Sudeste MG-mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação profissional e Tecnológica

Alex Fernandes da Veiga Machado, IF Sudeste MG

Doutor em ciências da Computação

Docente do Campus Cataguases do IF sudeste MG 

e do Programa de mestrado Profissional em EPT

Helton Nonato de Sousa, IF Sudeste MG

Doutor em Environmental Sciences

Docente do Campus São João del Rey do IF sudeste MG e do Programa de Mestrado Profissional em EPT

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Furtado, E. de O. C., Machado, A. F. da V., & Sousa, H. N. de. (2020). A IMPORTÂNCIA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG NA CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA. E-Mosaicos, 9(21), 93–106. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46442

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE