A IMPORTÂNCIA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG NA CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA.

Eniete de Oliveira Campos Furtado, Alex Fernandes da Veiga Machado, Helton Nonato de Sousa

Resumo


Este artigo trata da importância dos técnico-administrativos em educação na gestão democrática participativa como uma das formas de consolidação do ensino médio no Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG. Para tanto, esses servidores, gestores e trabalhadores em educação participam de órgãos colegiados e assumem funções gratificadas e cargos de direção, necessitam ocupar esses, e outros espaços, de forma consciente amparados pelas bases da educação profissional e tecnológica e dos objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesse intuito o artigo traz esclarecimentos sobre os conceitos de gestão-democrática participativa, gestão educacional e gestão escolar. Trata da participação do técnico-administrativo enquanto trabalhador em educação na gestão do Campus Rio Pomba e dos seus espaços de participação democrática.


Palavras-chave


Ensino médio integrado; Gestão-democrática participaiva; Técnico-administrtivo em educação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46442

Direitos autorais 2020 Eniete de Oliveira Campos Furtado


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: