INTERESSES DO EMPRESARIADO EM TORNO DO PROJETO ESCOLA VIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46287Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar em que medida o programa “Escola Viva” (Lei Estadual n° 799/2015) se antecipa em relação a implementação da Reforma do Ensino Médio (lei nº 13.415/2017), cujas soluções incorporam formas de privatização da escola pública. Metodologicamente, realizamos uma análise documental percorrendo os registros presentes em fontes extraídas do relatório legislativo local, sites de parlamentares, documentos do conselho estadual de educação, manifestos de instituições de alunos e professores e notícias de jornais de grande circulação do estado. O que percebemos é que tanto nacionalmente quanto em âmbito estadual, apenas a demanda do setor empresarial foi acatada na implementação do projeto, além do uso de recursos autoritários do executivo para aprovação do projeto sem a garantia de um amplo debate com os professores, pais e alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.