APRENDIZAGEM CRIATIVA COMO UM DOS PILARES PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO
Resumo
Introdução: O processo lúdico e criativo, possibilitam o desenvolvimento de algumas das competências sócio emocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Objetivo: Realizar a capacitação de um conjunto de professores da rede pública do município de Curitiba, utilizando a metodologia “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) como ferramenta facilitadora para a abordagem temática sobre reeducação alimentar. Método: Os dados qualitativos descritos foram observados durante a Oficina de Capacitação para professores do município de Curitiba, Paraná, Brasil, subdividida em 4 encontros no período de 8 semanas. Resultados: Os 23 professores capacitados foram co-criadores das ações destinadas aos 380 escolares do ensino básico, através do processo de remixagem do manual proposto pelo programa LHCL. Conclusão: O conceito de aprendizagem criativa aplicado à capacitação de professores fora contemplado em suas quatro dimensões: construção entusiasmada (“passion”) de projetos reais (“projects”), através de atividades lúdicas (“play”), em colaboração (“peers”), consolidando o processo de aquisição de conhecimento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.45398
Direitos autorais 2022 Carolina Maciel de Oliveira, Rebeca Simoes Brito, Ariani Cavazzani Szkudlarek, Lilian Messias Sampaio, Rafael de Oliveira Alvim, Camila Maciel de Oliveira, Carlos Alberto Mourão Junior
ISSN: 2316-9303 | Indexada em: