APRENDIZAGEM CRIATIVA COMO UM DOS PILARES PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO

Carolina Maciel de Oliveira, Rebeca Simoes Brito, Ariani Cavazzani Szkudlarek, Lilian Messias Sampaio, Rafael de Oliveira Alvim, Carlos Alberto Mourão Junior, Camila Maciel de Oliveira

Resumo


Introdução: O processo lúdico e criativo, possibilitam o desenvolvimento de algumas das competências sócio emocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Objetivo: Realizar a capacitação de um conjunto de professores da rede pública do município de Curitiba, utilizando a metodologia “Little Hearts Changing Lives (LHCL) como ferramenta facilitadora para a abordagem temática sobre reeducação alimentar. Método: Os dados qualitativos descritos foram observados durante a Oficina de Capacitação para professores do município de Curitiba, Paraná, Brasil, subdividida em 4 encontros no período de 8 semanas.  Resultados: Os 23 professores capacitados foram co-criadores das ações destinadas aos 380 escolares do ensino básico, através do processo de remixagem do manual proposto pelo programa LHCL. Conclusão: O conceito de aprendizagem criativa aplicado à capacitação de professores fora contemplado em suas quatro dimensões: construção entusiasmada (“passion”) de projetos reais (“projects”), através de atividades lúdicas (“play”), em colaboração (“peers”), consolidando o processo de aquisição de conhecimento.


Palavras-chave


: Aprendizagem criativa; Educação em saúde; Comportamento Alimentar; Construcionismo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.45398

Direitos autorais 2022 Carolina Maciel de Oliveira, Rebeca Simoes Brito, Ariani Cavazzani Szkudlarek, Lilian Messias Sampaio, Rafael de Oliveira Alvim, Camila Maciel de Oliveira, Carlos Alberto Mourão Junior


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: