APRENDIZAGEM CRIATIVA COMO UM DOS PILARES PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO

Autores

  • Carolina Maciel de Oliveira Psicologa, Inovação em Educação, Brasil
  • Rebeca Simoes Brito Pesquisadora, Cultural Agents Initiative at Harvard University, EUA
  • Ariani Cavazzani Szkudlarek Professora Curso Fisioterapia, Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Lilian Messias Sampaio Doutoranda Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Rafael de Oliveira Alvim Professor Departamento de Fisiologia, Universidade Federal de Manaus, Brasil
  • Carlos Alberto Mourão Junior Professor Departamento de Fisiologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
  • Camila Maciel de Oliveira Institute for Medical Engineering and Science, Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA Departamento de Medicina Integrada, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.45398

Palavras-chave:

, Aprendizagem criativa, Educação em saúde, Comportamento Alimentar, Construcionismo.

Resumo

Introdução: O processo lúdico e criativo, possibilitam o desenvolvimento de algumas das competências sócio emocionais preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular. Objetivo: Realizar a capacitação de um conjunto de professores da rede pública do município de Curitiba, utilizando a metodologia “Little Hearts Changing Lives (LHCL) como ferramenta facilitadora para a abordagem temática sobre reeducação alimentar. Método: Os dados qualitativos descritos foram observados durante a Oficina de Capacitação para professores do município de Curitiba, Paraná, Brasil, subdividida em 4 encontros no período de 8 semanas.  Resultados: Os 23 professores capacitados foram co-criadores das ações destinadas aos 380 escolares do ensino básico, através do processo de remixagem do manual proposto pelo programa LHCL. Conclusão: O conceito de aprendizagem criativa aplicado à capacitação de professores fora contemplado em suas quatro dimensões: construção entusiasmada (“passion”) de projetos reais (“projects”), através de atividades lúdicas (“play”), em colaboração (“peers”), consolidando o processo de aquisição de conhecimento.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

de Oliveira, C. M., Brito, R. S., Szkudlarek, A. C., Sampaio, L. M., Alvim, R. de O., Mourão Junior, C. A., & de Oliveira, C. M. (2022). APRENDIZAGEM CRIATIVA COMO UM DOS PILARES PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO. E-Mosaicos, 11(26), 87–105. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.45398

Edição

Seção

ARTIGOS