FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DISCUTINDO SOBRE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45393

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade, Formação inicial de professores de matemática, Operação de Subtração, Ensino de matemática.

Resumo

Este artigo, composto a partir de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo discutir a importância de estudos e reflexões envolvendo conceitos elementares do ensino de matemática com futuros professores de matemática, mais especificadamente, a operação da subtração. Para isso, nos fundamentamos em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1998, 2007, 2009) e, de modo especial, na Teoria da Atividade (LEONTIEV,1978). Diante disso, foi organizada uma oficina com futuros professores de matemática, sendo que os dados foram produzidos a partir de registros em gravações de áudio e vídeo, sistematizados em um episódio composto por cenas na perspectiva de Moura (2004). Os resultados nos revelam que os futuros professores nem sempre se sentem seguros em relação a elementos importantes na estrutura da operação de subtração, como também do próprio conceito no que diz respeito a forma de ensiná-lo, apontando para a necessidade de ampliação de espaços nos cursos de formação inicial que permitam maior aproximação dos futuros professores de matemática com conhecimentos considerados mais elementares, como os referentes aos anos iniciais.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Giacomelli, C. P., Lopes, A. R. L. V., & Roos, L. T. W. (2020). FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DISCUTINDO SOBRE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO. E-Mosaicos, 9(22), 60–75. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45393

Edição

Seção

ARTIGOS