O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FRANQUIA STAR WARS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

  • João Carlos Martini de Vargas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA)
  • Leticia Azambuja Lopes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA) http://orcid.org/0000-0003-4790-5053

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45268

Resumo

A ficção científica é um dos gêneros que mais influenciam a percepção e o aprendizado em relação às Ciências da Natureza no âmbito escolar, no entanto, ela também é repleta de conceitos científicos equivocados ou distorcidos. Assim, a pergunta da pesquisa é: “Será que elementos de Star Wars constituem bons recursos pedagógicos?” O objetivo da pesquisa foi explorar as possibilidades de utilizar a franquia Star Wars como estratégia pedagógica auxiliar ao Ensino de Ciências. Com caráter exploratório, foi realizado levantamento bibliográfico e análise de exemplos científicos em Star Wars, relacionando-os com práticas pedagógicas a fim de buscar maneiras de o professor utilizar os filmes para fomentar discussões em sala de aula. Como resultado, a discussão da ciência em Star Wars pode criar um ambiente propício ao professor para a aplicação de conceitos científicos estudados, favorecendo o aprendizado a partir de erros conceituais onde os educadores terão a oportunidade de elucidar corretamente conceitos abstratos e de difícil compreensão.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Vargas, J. C. M. de, & Lopes, L. A. (2020). O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FRANQUIA STAR WARS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS. E-Mosaicos, 9(22), 236–250. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45268

Edição

Seção

ARTIGOS